II EXTENSÃO DO CINE’ECO DO SABUGAL

Criado em 1995, o Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela (CineEco) realiza-se anualmente, no mês de outubro, na cidade de Seia. A qualidade cinematográfica e a peculiaridade dos mais de 600 documentários, nacionais e estrangeiros, que concorrem nas várias competições, explicam a notoriedade internacional e o reconhecimento inquestionável que o certame foi adquirindo ao longo dos anos. Para além da secção competitiva e dos vários ciclos de cinema ambiental apresentados em cada edição, o festival oferece também atividades paralelas, como sejam conferências, concertos, workshops ou ainda exposições. Concomitantemente, a organização do CineEco promove, ao longo de todo o ano, Extensões do Festival, em vários locais do país, que procuram difundir o certame, promovendo e exibindo as obras audiovisuais de ficção, animação e documentários, com foco nas questões ambientais, que integram a sua programação.

O Sabugal recebeu uma Extensão do CineEco, pela primeira vez, em 2019. Este ano, o Município do Sabugal e o Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta, em parceria com o Município de Seia, promovem uma II Extensão do CineEco, a decorrer nos dias 27, 28 e 29 de fevereiro, no Auditório Municipal do Sabugal e Museu do Sabugal, na qual estarão presentes Madalena Cunhal e Ana Fonseca, em representação do CineEco de Seia. Ciente da sua missão pedagógica e do caráter didático do cinema ambiental, a Extensão do CineEco do Sabugal volta a apostar na sensibilização dos públicos mais jovens, envolvendo todas as escolas do concelho. Para tal, os alunos dos vários ciclos de ensino foram desafiados, semanas antes da Extensão, a realizar atividades manuais sobre temáticas ambientais: desenhos ou trabalhos de expressão plástica para os alunos do pré-escolar e do 1.º CEB, fotografias da natureza do concelho do Sabugal para os alunos do 2.º e do 3.º CEB e curtas-metragens para os alunos do ensino secundário regular e profissional. Os trabalhos apresentados participarão num concurso, devidamente regulamentado pela organização, e habilitar-se-ão a um prémio, em cada categoria, entregue nos dias das diversas sessões da Extensão. Para além disso, a curta-metragem vencedora dos alunos do ensino secundário regular e profissional será inserida na programação da XXVI edição do Festival CineEco de Seia, a decorrer em outubro de 2020.

Nos dias 27 e 28 de fevereiro, todas as escolas são convidadas a visionar curtas-metragens da edição do CineEco de 2019, no Auditório Municipal do Sabugal, e a refletir sobre as problemáticas ambientais atuais. Paralelamente, de 21 de fevereiro a 22 de março, estará patente a exposição ‘Ambiente Suspenso’, no Museu do Sabugal, onde serão expostos e divulgados os trabalhos recolhidos em todas as escolas. A noite de 29 de fevereiro é destinada ao público em geral, com a exibição da longa-metragem ‘Injustiça’, que obteve o Grande Prémio Ambiente do CineEco em 2019, assim como do documentário ‘A Gíria de Quadrazais’, de Paulo Vinhas Moreira, e da curta-metragem vencedora do concurso dos alunos do ensino secundário.

A entrada na sessão noturna de dia 29 de fevereiro e a visita à exposição ‘Ambiente Suspenso’ são de livre acesso.