II SIMPÓSIO SOBRE ENVELHECIMENTO ATIVO E SAUDÁVEL NO SABUGAL

No dia 29 de junho, o Auditório Municipal recebeu o II Simpósio ‘Sabugal + Social’, dedicado à temática do envelhecimento ativo e saudável, uma organização do Município do Sabugal, no âmbito da unidade de missão ‘Sabugal + Social’, que contou com o envolvimento de várias entidades.

Ao longo do seminário, de destacar a excelência das comunicações que se debruçaram sobre o tema da promoção do envelhecimento ativo e saudável, nomeadamente no que se refere ao turismo acessível, educação sénior e saúde local.

Durante os trabalhos, o painel de oradores partilhou ideias e conhecimentos, por forma a encontrar práticas de intervenção positivas e inovadoras ao nível do envelhecimento, numa estratégia de capacitação das instituições, dos técnicos e da população em geral.

A Universidade Sénior do Sabugal também se associou a esta jornada, com a apresentação de uma aula de ginástica coreografada, que foi de encontro à temática central abordada neste simpósio, no qual ainda se integrou uma mostra de produtos e serviços sociais. (mais…)

De realçar que a unidade de missão ‘Sabugal + Social’ visa criar um conjunto de soluções de respostas sociais inovadoras para problemas da comunidade do Sabugal, com impacto positivo superior e comprovado relativamente às soluções existentes. Constitui-se, localmente, como um motor para a melhoria das respostas a problemas sociais, para a promoção de práticas mobilizadoras do sucesso educativo, e melhoria da qualidade de vida do idoso, numa ótica de promoção do envelhecimento ativo, tanto ao nível de políticas públicas inovadoras, como do dinamismo da economia social (terceiro setor). Pretende-se, assim, transformar o Sabugal na Capital do Envelhecimento Ativo e Saudável, em Portugal.

‘SABUGAL + SOCIAL, UMA APOSTA NAS PESSOAS’