INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO DE ESCULTURA “PEREGRINAÇÃO” NO SABUGAL

Foi inaugurada no dia 1 de abril, na sala de exposições temporárias do Museu do Sabugal, a exposição de escultura “Peregrinação”, da autoria de João Reis, natural da aldeia de Quarta-Feira, Sortelha.

A exposição “Peregrinação”, como o próprio nos explica, pretende remeter-nos para as suas lembranças de criança, quando as ruas da aldeia se enchiam de gente nas festas, nas procissões e onde agora a desertificação leva o artista a construir personagens esculpidas para substituir as pessoas.

Esta será uma oportunidade imperdível para que desfrutem da arte e mestria de um filho da terra…e será também um convite à reflexão, pela temática que explora, que a todos preocupa e que é este “esvaziar” de gente a que se assiste nas nossas aldeias. (mais…)

João Reis realizou a primeira mostra de escultura no Campo Pequeno – Lisboa, em 1984, desde então participou em mais de cinquenta exposições individuais e coletivas. Em 1996 foi convidado a representar a escultura em técnica manual no “Idades da Pedra”, na FIL, onde voltou a expor em 2004. Foi representante assíduo nos “Encontros da Pedra” realizados pela Escola das Artes e Ofícios no Mosteiro da Batalha. Desde 1994 que se tem dedicado também ao teatro, sendo fundador dos “Guardiões da Lua”, onde continua a ser o encenador. Já escreveu e levou à cena mais de meia centena de peças de teatro. No momento está empenhado como produtor/encenador no recém-criado “Anel de Pedra”.

A exposição, com entrada livre, pode ser visitada até 27 de abril, de segunda-feira a domingo, das 09h30 às 13 horas e 14 horas às 17h30.