INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO ‘PERTENCER’

Museu do Sabugal | 25 de janeiro | 15 horas

Esta sexta-feira, pelas 15 horas, na sala de exposições temporárias do Museu do Sabugal, vai ser inaugurada a exposição de artes plásticas ‘Pertencer’, da autoria de Beatriz Dias Rodrigues.

Beatriz Rodrigues apresenta nesta exposição uma seleção de algumas das suas obras artísticas. O trabalho que tem vindo a desenvolver é fruto de uma longa pesquisa pessoal, precipitada pelo falecimento da sua avó materna, e desenvolve-se a partir do conceito da memória, da redescoberta de laços familiares, em especial com os antepassados.

“Algumas obras refletem hábitos e vivências próprias da ruralidade, explorando a relação das pessoas com os objetos e o seu meio, contrapondo o atual despojamento numa cultura de carácter consumista e à gradual perda de identidade (pelo afastamento das nossas raízes progressivamente diluídas na memória coletiva).  Vestígios de um fio agrícola azul que está um pouco por todo o lado nas aldeias e nos campos, concentra em si as memórias dos antepassados, das suas ações visíveis no seu desgaste e na sua forma guardada ao longo do tempo. Hoje também eu deixo os meus vestígios e perpetuo esta marca da vivência rural, nas minhas interações com a natureza e a paisagem que são uma contínua fonte de inspiração e sabedoria”.

As técnicas utilizadas são variadas: desenhos, aguarelas, fotografias, pinturas, dactilografias, técnicas mistas. (mais…)

Beatriz Dias Rodrigues, filha de pais emigrantes, nasceu em Paris, em 1979. Licenciou-se em Educação Visual e Tecnológica na Escola Superior de Educação de Coimbra, 1997 – 2001. Os últimos anos foram essencialmente passados em Lisboa, onde lecionou na escola pública e desenvolveu trabalho em diversas áreas: artes plásticas, tatuagem, música, figurinismo/costura. Neste momento reside no Espinhal/Águas-Belas (terra dos seus avós maternos) e, multifacetada como sempre foi, dedica-se à apicultura, jardinagem selvagem/escultura de natureza e abriu recentemente um atelier de artes no Sabugal, onde continua a desenvolver o seu trabalho artístico em várias valências, dando aulas, dinamizando workshops próprios e em parcerias.

Com entrada livre, a exposição pode ser visitada até ao dia 5 de março, de segunda-feira a domingo, das 09h30 às 13 horas e das 14 horas às 17h30.