JORNADA DE SOLIDARIEDADE NO SABUGAL

No dia 19 de novembro, no Auditório Municipal do Sabugal, decorreu uma Jornada de Solidariedade, organizada pela Associação dos Amigos Solidários com Timor-Leste (ASTiL), com o apoio do Município do Sabugal.

Na sessão de abertura, Vítor Proença, Presidente da Câmara Municipal do Sabugal, enalteceu “a importante atividade desenvolvida e empenho demonstrado” por parte da ASTiL no que refere à “angariação de fundos e criação de dinâmicas de apoio à comunidade timorense, mais concretamente ao Município de Liquiçá”. Na ocasião, Vítor Proença recordou, também, o acordo de cooperação assinado entre os Municípios do Sabugal e de Liquiçá e a determinação de ambos em continuar a impulsionar e reforçar esta coesão e a concretizar mais ações de apoio no terreno. O Presidente da Câmara Municipal dirigiu-se, ainda, de forma especial, a Rui Chamusco, cofundador da ASTiL, pelo seu “exemplo de dedicação à causa pública”, tendo sido recentemente homenageado, no Dia do Concelho, com a medalha de mérito cívico.

A jornada prosseguiu com a conferência intitulada ‘Da Solidariedade Comunitária à Fraternidade Universal’, por Manuel Meirinho, professor catedrático e investigador do Centro de Administração e Políticas Públicas e do Centro de Estudos Africanos (ISCSP-ULisboa), que é também Presidente da Assembleia Municipal do Sabugal. A excelência da sua comunicação abordou a diversidade de significados do conceito de solidariedade e a especificidade da ideia de fraternidade e o tema da solidariedade comunitária, realçando a ASTiL enquanto exemplo de solidariedade comunitária, merecedor de louvor e apoio.

Seguiu-se a apresentação do trabalho desenvolvido pela ASTiL e homenagem de reconhecimento a individualidades e empresários: beneméritos benfeitores, culminando a sessão com vários momentos musicais, que associaram a cultural musical portuguesa e timorense.

A Direção da ASTiL agradeceu a todos os que se têm associado a esta causa, lembrando que, desde a sua criação, foi construída uma escola nas montanhas de Liquiçá – Escola São Francisco de Assis ‘Paz e Bem’ –, e a Casa dos Professores, a qual está em fase de acabamento, estando, atualmente, a angariar recursos para a aquisição de um meio de transporte (pic-up) que permita a deslocação aos professores a Liquiçá e a Dili no seu serviço à comunidade escolar. Caso pretenda associar-se a esta causa, pode contactar a ASTiL através do email: associacao.astil@gmail.com ou dos seguintes contactos telefónicos: 966 509 086 | 932 871 248 | 933 415 615.