“Muralhas com História” – Lista Definitiva de Candidatos e Mapa de Distribuição de Mercadores

A Câmara Municipal do Sabugal vai promover, mais uma vez, o evento temático MURALHAS COM HISTÓRIA, na Aldeia Histórica de Sortelha, de 22 a 24 de setembro de 2017.

Inspirados pela beleza arquitetónica e paisagística da Aldeia Histórica de Sortelha realiza-se, desde 2011, o Muralhas com História. Num ambiente de festa, com muitos mercadores, taberneiros, donzelas e cavaleiros… e personagens infindas que nos remetem para a época medieval, vivemos 3 dias avassaladores no antigo burgo de Sortelha. A edição deste ano transportar-nos-á ao tempo de D. Afonso IV, o Bravo, uma época em que o desconhecido inspirava imprecisões, mito e lendas…Seria a terra redonda?

Sortelha é o cenário ideal para um evento desta natureza… em nenhum sítio se sentirão tão transportados para a Idade Média como nas nossas Muralhas com História. É sobre este “ambiente” que se desenvolverá o evento, que decorrerá de 22 a 24 de setembro.

A viagem ao quotidiano medieval será complementada com mercado, tabernas, animação contínua, recriação histórica, torneios a cavalo, demonstração de ofícios, áreas expositivas (acampamento militar e do cavaleiro, jogos medievais, cetraria e animais da quinta) e momentos mágicos com espetáculos de fogo, malabares e artes circenses. Destaque para o espetáculo “SENTENÇAS NO TRONO” (sexta-feira) encenado pelo Grupo Anel de Pedra – Escola de Artes e AL MEDIEVO em Concerto, sábado à noite.

O evento MURALHAS COM HISTÓRIA decorre no seguinte horário: sexta-feira, dia 22 – das 18H00 às 00H00, sábado, dia 23 – das 12H00 às 00H00 e domingo, dia 24 – das 12H00 às 21H30.

Ao passar as portas de Sortelha todos os visitantes receberão um PASS`A PORTA que os convidará a descobrir os recantos de Sortelha. O preenchimento do PASS`A PORTA, com todos os carimbos com reprodução de marcas de canteiro existentes nas muralhas, distribuídos pela Aldeia, é premiado com ofertas especiais.

A Câmara Municipal do Sabugal sugere que viajem ao MURALHAS COM HISTÓRIA em transporte coletivo, utilizando o autocarro que fará este percurso de ida e volta, entre Sabugal e Sortelha, gratuitamente. O percurso faz-se entre o Largo da Fonte (junto ao posto de turismo), com paragem em Aldeia de S. António, e a entrada do Centro Histórico de Sortelha (Poente), nos dias e horários da tabela abaixo. À chegada a Sortelha assegura-se, ainda, o transporte (de 15 em 15 minutos, aproximadamente) entre os parques de estacionamento (Campo da Bola e Corredoura) e a entrada no Centro Histórico.

 

“Muralhas com História” é um evento temático, promovido pela Câmara Municipal do Sabugal, preenchido pelo burburinho dos mercadores e dos artesãos, pelos cavaleiros que mostram a sua audácia em combates, pelo espírito de euforia que invade todo o burgo com as personagens que vagueiam e com os sons de coreografias e fantasias caraterísticos de uma época que foi de outras conquistas, de outras mentalidades, de outras culturas, entrando no encanto próprio da época medieval. *serviço a efetuar pelos autocarros afetos ao transporte sortelha – sortelha

Esta recriação histórica é um projeto cuja oferta cultural é uma estratégia de valorização, revitalização e promoção do património e do próprio território, com a intenção de possibilitar a todos o acesso a eventos deste tipo de expressão. O cenário dentro das “muralhas com história” permite aproveitar o património dando-lhe vida e criando um ambiente ímpar e de forte expressividade.

PUBLICITAÇÃO DE LISTA DE CANDIDATOS 

Lista Definitiva de Candidatos e Mapa de Distribuição de Mercadores

Dando cumprimento ao estipulado no n.º 5 do art.º 7 das Regras de Participação, divulga-se Lista Definitiva de Candidatos e Mapa de Distribuição de Mercadores para participação no mercado de época. A cada candidato corresponde uma letra e um número (ver lista) com correspondência no mapa (ver mapa).

Relembramos, que caso se verifique algum impedimento de força maior, que ponha em causa a participação da Associação ou do Artesão/Mercador, deve ser devidamente fundamentada, impreterivelmente até dia 20 de setembro (quarta-feira).

De acordo com o n.º 3 do art.º 9 das Normas de participação, anexa-se mapa de distribuição de mercadores, ressalvando as seguintes regras obrigatórias:

1.ª Os mercadores só poderão instalar as suas estruturas após validação do local junto da Organização;

2.ª Qualquer estrutura que seja montada fora da área pré definida, à revelia da Organização, será sujeita aos devidos reajustes;

3.ª A Organização reserva-se ao direito de redefinir/reajustar  a localização de qualquer estrutura, em todo o perímetro do mercado, caso as circunstâncias o justifiquem, visando o bom funcionamento do evento/mercado;

4.ª Os mercadores deverão, junto à Organização, solicitar o livre trânsito a que têm direito (1 por mercador e dois por taberna).

Pede-se a todos a máxima cooperação em prol do sucesso de mais uma edição do Muralhas com História.

Mais se informa, que qualquer dúvida ou omissão será resolvido pela Entidade Promotora.

Notas: Relembramos que a montagem das estruturas e/ou decoração das mesmas deverá ser efetuada, impreterivelmente, até às 17h00 de sexta-feira, dia 22 de setembro, para que o mercado possa abrir sem inconvenientes ou atrasos às 18h00 (veículos têm de ser retirados até às 17h00);

A desmontagem das estruturas inicia-se a partir do encerramento oficial do evento até quarta-feira, dia 27 de setembro, pelas 12h00;

A entrada e saída de viaturas nos dias do evento só será permitida até uma hora, antes da abertura do mercado, pelo que as últimas descargas terão que ser feitas até às 17h00 horas de sexta-feira e até às 11h00 de sábado e domingo.

Para conhecimento de todos, a porta da Vila, uma das entradas para  o Centro Histórico, onde vai decorrer o evento, tem as seguintes dimensões 2 m (larg). X 2,5 m (alt).

Durante o evento, os participantes são responsáveis pela decoração dos seus espaços, da mercadoria/produtos a expor, apelando que a mesma esteja devidamente enquadrada no período histórico evocado, pelo que a seleção de produtos deve ser criteriosamente feita.

Cartaz

Programa

Transporte

Lista Definitiva de Candidatos

Mapa de Distribuição de Mercadores

PORQUE FAZEMOS DA NOSSA CULTURA VIDA, DESFRUTE DO NOSSO PATRIMÓNIO… E SURPREENDA OS SENTIDOS!

#muralhascomhistoria


Documentação (Regras de Participação, Ficha de Inscrição e Documentos Complementares) necessária para candidatura:

Regras de Participação

Anexo I – Mapa do Recinto

Anexo II – Ficha de Inscrição

Anexo III – Enquadramento de Produtos e Materiais Permitidos e Não Permitidos