PROJETO CULTIVAR EM IMPLEMENTAÇÃO NO CONCELHO DO SABUGAL

No âmbito do projeto Cultivar – Rede de competências para o desenvolvimento sustentável e inovação no setor Agroalimentar, estão a ser desenvolvidos alguns trabalhos no concelho do Sabugal, mais concretamente na fileira da castanha. Este projeto, que conta com o apoio do Município do Sabugal, está a ser realizado por diversos parceiros, nomeadamente a UC (Universidade de Coimbra)/Unidade de I&D CFE (Center for Functional Ecology – Science for People & the Planet), o CATAA (Centro de Apoio Tecnológico Agro Alimentar) e o IPCB (Instituto Politécnico de Castelo Branco).

O Cultivar incorpora várias Linhas de Investigação, das quais destacamos:

Linha investigação 3 (L3): “Avaliação e monitorização dos serviços dos ecossistemas relevantes para os recursos genéticos endógenos naturais selecionados”

Linha investigação 4 (L4): “Valorização sustentável dos recursos genéticos endógenos naturais selecionados”

Linha de investigação 5 (L5): “Caracterização do potencial de inovação dos recursos genéticos endógenos naturais”


No passado dia 3 e 4 de fevereiro, no Auditório Principal da Escola Superior Agrária do IPCB, e também online, esteve reunida a equipa do Programa Integrado em IC&DT Cultivar – Rede de competências para o desenvolvimento sustentável e inovação no setor Agroalimentar.

O Programa Integrado de IC&DT Cultivar pretende responder aos desafios que as fileiras do setor Agroalimentar da Região Centro enfrentam, nomeadamente caracterizar, conservar e valorizar os recursos genéticos endógenos regionais em zonas de baixa densidade, através de uma estratégia de desenvolvimento territorial, promovendo e consolidando a colaboração entre instituições de ciência, tecnologia e ensino superior e o cluster Agroalimentar. Liderado pela Universidade de Coimbra, são parceiros do Cultivar, o Instituto Politécnico de Castelo Branco, o Instituto Pedro Nunes e a Associação Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar de Castelo Branco.

A reunião teve 5 sessões, cada uma dedicada a uma linha de investigação do programa, com um total de 25 apresentações orais em temáticas tão diversas como a sustentabilidade da agricultura intensiva, alterações climáticas, erosão dos solos, diversidade genética e conservação ex situ de recursos genéticos endógenos, microbiomas, análises nutricionais, e serviços dos ecossistemas, como pragas e doenças, polinização, e serviços culturais.

Com enfoque específico na região Centro Interior, alguns dos estudos apresentados estão a ser desenvolvidos no concelho do Sabugal (7 estudos).