‘QUADRAGÉSIMA’ – TRADIÇÕES DA QUARESMA

A ‘Quadragésima’, ciclo de Tradições da Quaresma e Semana Santa, é um projeto de programação desenvolvido em rede entre os Municípios de Belmonte, Covilhã, Fundão e Sabugal, num significativo trabalho de promoção e preservação das manifestações do património imaterial associado às Tradições da Quaresma.

Neste âmbito, no concelho do Sabugal, em parceria com as Juntas, Associações e comunidades locais, destacam-se os ‘Martírios e Encomendação das Almas’, na Rapoula do Côa, nos dias 25, 26 e 27 de março, o ‘Concerto Ensemble São Tomás de Aquino’, no Soito, no dia 27 de março, e a ‘Encenação da Paixão de Cristo’, em Vilar Maior, no dia 15 de abril. Também integrada na ‘Quadragésima’, a sala de exposições temporárias do Museu do Sabugal recebe a exposição ‘Christus Sudarium e Rostos da Paixão’, de 1 a 25 de abril.

De referir que, nesta época de recolhimento e de renovação, são várias as manifestações religiosas associadas à Quaresma e à Semana Santa que decorrem por todo o concelho.

«A ‘Quadragésima’ combina o espírito de recolhimento com atos cerimoniais, criações artísticas, concertos e exposições que geram experiências místicas, vividas tanto por quem cria como por quem contempla. Pretende-se assim fomentar a redescoberta das tradições religiosas nos diversos territórios nos quarenta dias que antecedem a Páscoa, tanto nas formas populares (festas, procissões e representações sacras), como nas formas mais eruditas (dramas litúrgicos, sermões medievais, antigas orações), assim como divulgar o património artístico local.»


EXPOSIÇÃO ‘CHRISTUS SUDARIUM E ROSTOS DA PAIXÃO’

A exposição ‘Christus Sudarium e Rostos da Paixão’ está patente na sala de exposições temporárias do Museu do Sabugal, uma instalação de fotografia, vídeo e áudio realizada a partir de um trabalho de pesquisa sobre os ‘Panos da Verónica’ dos Sudários e das várias sonoridades de manifestações religiosas recolhidas no Fundão.

Esta exposição encontra-se inserida na programação da ‘Quadragésima’, ciclo de Tradições da Quaresma e Semana Santa, e é promovida pelo Município do Sabugal, em parceria com os Municípios de Belmonte, Covilhã e Fundão e Associação ARS – Arte e Ciência | Investigação e Desenvolvimento, num significativo trabalho de promoção e preservação destas manifestações do património imaterial, desenvolvido em rede.

Com entrada livre, a exposição pode ser visitada até ao dia 25 de abril, todos os dias, das 09h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.


‘ENCENAÇÃO DA PAIXÃO DE CRISTO’ EM VILAR MAIOR

Vilar Maior volta a ser palco da ‘Encenação da Paixão de Cristo’, no dia 15 de abril, Sexta-Feira Santa, a partir das 21 horas.

Esta representação cénica da Paixão de Cristo, com encenação de João Reis, conta com a participação de voluntários da comunidade, como atores e figurantes, e vai decorrer pelas ruas de Vilar Maior, guiando os participantes por um percurso que se inicia junto à Ponte Medieval, com o Batismo de Jesus no Rio Jordão, e que culmina com a Ressurreição de Jesus, na envolvente do Largo do Castelo.

A ‘Encenação da Paixão de Cristo’ é promovida pela Associação Muralhas de Vilar Maior, em parceria com o Município do Sabugal e a União de Freguesias de Aldeia da Ribeira, Vilar Maior e Badamalos, em estreita colaboração com a comunidade local, entre demais apoios.

De referir que esta iniciativa está integrada na ‘Quadragésima’, ciclo de Tradições da Quaresma e Semana Santa, um projeto de programação desenvolvido em rede entre os Municípios de Belmonte, Covilhã, Fundão e Sabugal, num significativo trabalho de promoção e preservação das manifestações do património imaterial associado às Tradições da Quaresma.

Planta de Localização