‘SABUGAL PRESÉPIO’ – O MAIOR PRESÉPIO NATURAL… (2022)

Largo da Fonte > Centro Histórico

O ‘Sabugal Presépio’ – O Maior Presépio Natural… realiza-se de 2 de dezembro a 8 de janeiro, evento que se afirma como marca identitária do concelho e através do qual o Município do Sabugal convida residentes e visitantes a deixarem-se envolver pelo espírito natalício e a surpreenderem os sentidos com a recriação do Presépio de Belém.

Com uma ocupação de cerca de 1.100 metros quadrados, o Presépio é construído com recurso a materiais recolhidos na natureza, tais como troncos de castanheiros, heras e musgos. Esta recriação contempla diversas cenas bíblicas relacionadas com a Natividade, a uma escala em que os visitantes se sentem como parte integrante do mesmo.

A inauguração do ‘Sabugal Presépio’ está marcada para o dia 2 de dezembro, sexta-feira, às 17 horas, a partir do Largo da Fonte. Este dia inaugural vai contar com parada de Natal pela Superpipoca Produções, animação musical com a Banda às Riscas e concerto pelo Coro Génesis. É também a partir dessa sexta-feira que o Sabugal se ilumina com as luzes natalícias.

Na Rua 5 de Outubro torna a estar patente uma exposição de sensibilização ambiental, desta vez intitulada ‘A Magia do Natal é com Presépios no Sabugal’, uma mostra de trabalhos, elaborados a partir de materiais naturais e reciclados, da Comunidade Escolar e IPSS do concelho.

Este ano, o ‘Sabugal Presépio’ tem mais um atrativo, um Carrossel Parisiense, instalado no Largo da Fonte.

É junto ao imponente Castelo de Cinco Quinas que decorre um Mercadinho de Natal, uma exposição e venda de produtos e de artesanato local, promovido pela ADES – Associação Empresarial do Sabugal.

O ‘Sabugal Presépio’ apresenta um programa de animação dinâmico e iniciativas para toda a família. No espaço dedicado aos mais novos destaque para as oficinas de pinturas faciais, oficina criativa em macramé, leitura de contos infantis de Natal pelo CLDS 4G ‘Sabugal Ativo’ e muitas outras surpresas. A programação integra, igualmente, várias atuações musicais, com a Associação Etnográfica de Sortelha, Sociedade Filarmónica Bendadense, Grupo Etnográfico do Sabugal e Grupo de Cavaquinhos da Bendada. Vai ainda ter lugar a apresentação de peça de teatro pelo Grupo Anel de Pedra – Escola de Artes, concertos com o Ensemble São Tomás de Aquino, Escola de Música do Centro de Cultura Pedro Álvares Cabral – Belmonte/Polo do Ensino Articulado do Sabugal e The Undercovers, demonstração de Hip-Hop, animação itinerante com a Orquestrina e Guarda-Nuvem by Seistopeia e com o Grupo Amigos da Concertina. Pelo Centro Histórico, vão estar disponíveis passeios de burro e de charrete. À semelhança de anos anteriores, o Trail Terras do Lince, organizado pelo Clube Terras do Côa, tem passagem pelo ‘Sabugal Presépio’.

Neste âmbito, a Câmara Municipal e a ADES voltam a promover as ‘Montras de Natal’, com o principal propósito de dinamizar o comércio local, destacando a criatividade dos comerciantes sob a temática central dos elementos naturais.

Para dar as boas-vindas a 2023, o Sabugal vai ser palco de festejos de passagem de ano, com animação musical pelo Grupo Prós & Contras, DJ Gamiix e DJ Stay, e as cinco vilas medievais – Alfaiates, Sabugal, Sortelha, Vila do Touro e Vilar Maior – iluminam-se com espetáculos pirotécnicos.

Assente numa estratégia de promoção e divulgação do território, o ‘Sabugal Presépio’ – O Maior Presépio Natural… pretende envolver os locais e atrair mais visitantes, neste que é um evento tão identitário do concelho e que se reveste de um simbolismo ímpar.

Aproveite e faça as suas compras de Natal no comércio local…
Nesta quadra festiva, visite o Sabugal e surpreenda os sentidos!

Programa