SESSÃO CULTURAL ‘DIÁLOGOS SOBRE TIMOR LESTE’

Na noite de 19 de julho, o Museu e Auditório do Sabugal acolheram a sessão cultural ‘Diálogos sobre Timor Leste’, promovida pela ASTiL – Associação dos Amigos Solidários com Timor Leste e AMCF – Associação Malcata com Futuro, com o apoio do Município do Sabugal.

A inauguração da exposição de fotografia ‘Expressões Lorosae’, de Victor Cordeiro, na sala de exposições temporárias do Museu do Sabugal, marcou o início da sessão. As “expressões”, captadas pelo fotógrafo, não deixam ninguém indiferente. A força das suas fotografias impressiona, algumas causam, até, algum desassossego. Nesta exposição, o autor partilha connosco a sua perspetiva de Timor, um trabalho que teve o privilégio de realizar durante a sua estada em Timor Leste, no final de 1999, onde, a pedido da ONU e representando a EDP, participou no levantamento do setor elétrico, sua reorganização e reconstrução. As deslocações pelo território permitiram-lhe, pois, registar, para além das centrais e redes elétricas ou o que delas restava, belas imagens de diferentes conteúdos, sendo o retrato o que mais o cativou, porque nele a alegria, a inocência, a dor, as marcas do tempo, a esperança.

Após a cerimónia de inauguração da exposição, que vai estar patente no Museu do Sabugal até 2 de setembro, teve lugar a tertúlia ‘Diálogos sobre Timor’, uma conversa amena sobre a situação social de Timor Leste. (mais…)

Na ocasião, em que estiveram presentes Rui Chamusco, Glória e Gaspar Sobral, principais impulsionadores deste projeto de solidariedade, António Robalo, presidente da Câmara Municipal do Sabugal, Carlos Almeida, presidente da ASTil, José Escada, presidente da AMCF, e Victor Cordeiro, autor da exposição ‘Expressões Lorosae’, procedeu-se ainda à assinatura do contrato de comodato de cedência de um prédio no Sabugal (Rua João Paulo II), pela Câmara Municipal à ASTiL.

Seguiu-se a entrega simbólica das chaves, bem como de uma carta de intenção com proposta de geminação com o Município de Liquiçá e de uma Lisan (casa típica de Timor).

A sessão terminou com a exibição do filme ‘Rosas de Ermera’, de Luís Filipe Rocha.