‘SOLDADO NOBRE’ EM ANTESTREIA NO SABUGAL

No dia 8 de abril, o Sabugal recebeu a antestreia do documentário ‘Soldado Nobre‘, do realizador Jorge Vaz Gomes.

Com raízes em Alfaiates, Jorge Vaz Gomes convida-nos à partilha de uma viagem incessante, inextricável e apaixonante pela procura do seu bisavô, Francisco Nobre, soldado do Corpo Expedicionário Português durante a Primeira Grande Guerra, tendo como cais uma fotografia de grupo do Regimento de Infantaria 12, na qual estão retratados vários soldados de Alfaiates.

O Município do Sabugal é um dos parceiros deste documentário filmado entre 2014 e 2019, por ocasião do centenário da Primeira Guerra Mundial e da participação portuguesa, tendo as filmagens decorrido, maioritariamente, em Alfaiates e arredores, contando com a participação de locais.

Aquando da antestreia, Vítor Proença, Presidente da Câmara Municipal do Sabugal, e Bernardino Gata Silva, Presidente da Direção da ADM Estrela – Associação Social e Desenvolvimento, enalteceram o trabalho do realizador, Jorge Vaz Gomes, a importância da sua investigação para a salvaguarda de histórias e memórias, e, por conseguinte, a merecida homenagem aos militares que lutaram nas trincheiras.

Antecipando o Dia do Antigo Combatente, que se assinala a 9 de abril, foi também feita a deposição de coroa de flores junto ao monumento em homenagem aos combatentes, no Sabugal.

A partir do dia 13 de abril, a longa-metragem ‘Soldado Nobre’ vai estar em exibição no Cinema City Alvalade e na Casa do Cinema de Coimbra.