UBI VAI CONCEDER O DOUTORAMENTO HONORIS CAUSA A JESUÉ PINHARANDA GOMES

A Universidade da Beira Interior (UBI) vai distinguir Jesué Pinharanda Gomes com o grau de Doutor Honoris Causa. A cerimónia está marcada para o dia 20 de março, pelas 15 horas, no Anfiteatro das Sessões Solenes.

Pinharanda Gomes, nosso conterrâneo nascido em Quadrazais, é, na atualidade, um nome incontornável na filosofia portuguesa. Pensador autodidata de referência, sobejamente conhecido e reconhecido no mundo académico, é apadrinhado no Doutoramento pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.

Pinharanda Gomes produziu uma extensa obra de qualidade publicada e que, juntamente com o seu acervo particular, doou à Câmara Municipal do Sabugal, que a acolheu criando o Centro de Estudos Jesué Pinharanda Gomes (CEJPG), instalado na Biblioteca Municipal do Sabugal e que diariamente tem as portas abertas ao público.

A UBI explica que a concessão do grau de Doutor Honoris Causa destina-se “a homenagear personalidades eminentes, nacionais ou estrangeiras, de reconhecido mérito nos domínios do ensino, da ciência, da cultura, da arte e das atividades sociais, que tenham contribuído para o engrandecimento de Portugal ou da Universidade”.