APICULTURA | CONTROLO E MONITORIZAÇÃO DA VESPA VELUNTINA – ARMADILHAS

O Município do Sabugal está a proceder à distribuição de equipamentos para o controlo e monitorização da vespa velutina (vespa asiática), nomeadamente armadilhas e respetivo atrativo, junto dos apicultores do concelho.

Pretende-se deste modo mitigar a predação nos apiários, reduzindo o número de vespas obreiras e a captura de abelhas, limitando assim o crescimento dos ninhos.

A colocação das armadilhas nos apiários é eficaz desde o aparecimento das pequenas obreiras dos ninhos primários, geralmente em julho/agosto, e deve ser continuada até novembro, altura em que os ninhos não destruídos reduzem atividade.

Os apicultores locais interessados em receber as armadilhas para a captura da vespa velutina, em função das colmeias registadas na Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, devem dirigir-se aos Serviços Municipais de Proteção Civil do Sabugal (Rua Santo Condestável, n.º 10, Sabugal).

Esta iniciativa insere-se no âmbito da candidatura ‘Implementação de uma estratégia de Prevenção, Controlo e Erradicação da Vespa velutina na Região das Beiras e Serra da Estrela’ – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).