BOLETIM MUNICIPAL N.º 1/2022

Caros Munícipes, amigas e amigos,

A atenção prestada por este Executivo ao bem-estar das suas populações, bem como a defesa dos seus interesses e a satisfação das suas necessidades, não se esgota nos desafios provocados pela pandemia, nem na necessidade de respostas daí decorrentes.

As alterações climáticas são uma realidade. Portugal, e o distrito da Guarda em particular, tem sofrido no início deste ano de 2022 com um elevado défice de disponibilidade hídrica que nos afeta de duas maneiras. Por um lado, coloca em risco o normal acesso à água de toda a nossa população. Por outro, num Município como o Sabugal, com o setor agropecuário mais relevante de todo o distrito, coloca todos os nossos produtores numa situação delicada, ao verem-se obrigados a vender parte das suas cabeças de gado para garantir o sustento da outra.

Neste âmbito, estamos preparados para reativar captações de água antigas e, se necessário, fazer novos furos que permitam levar água aos nossos produtores.

Dirigida à população, recentemente lançámos, juntamente com a Águas do Vale do Tejo (AdVT), uma campanha de sensibilização para a poupança e uso eficiente da água sob o mote “Poupe água hoje para ter amanhã. Não gaste mais do que precisa”. Esta, não só apela diretamente à mudança de comportamentos, como apresenta a água como um recurso valioso e limitado.

É também com as preocupações das nossas populações e território em mente que mantemos a nossa firme oposição à exploração de lítio numa área que, prevê o governo, poderá chegar a 40% do nosso território.

Este Executivo, que continua aberto ao diálogo, não pode abrir mão dos planos que delineou para a defesa e promoção do seu património natural.

O nosso território apresenta um equilíbrio ambiental e uma ruralidade pelos quais trabalhamos todos os dias, porquanto fazem parte da nossa identidade enquanto sabugalenses e que são elementos essenciais na nossa capacidade de atração turística.

Não pode haver complacência: o Sabugal, o seu território, as suas gentes, estarão sempre em primeiro lugar.

Vítor Proença
Presidente da Câmara Municipal do Sabugal