Sabugal Postboletim Abr Mai Jun 2024 Copy

BOLETIM MUNICIPAL N.º 2/2024

Caros Munícipes, amigas e amigos,

O bem-estar dos sabugalenses e a proteção do nosso património são dois dos grandes eixos com os quais procurámos marcar este início de ano.

Desde logo com o Orçamento apresentado para 2024, o maior dos últimos anos, que nos permite preparar o futuro a longo prazo e dar início a projetos estruturantes para o território, como a continuidade das obras do PARU – Plano de Ação para a Regeneração Urbana e o início do projeto do Museu do Contrabando.

É impossível falar de futuro sem falar em sustentabilidade e, numa ótica de proteção dos recursos naturais, renovámos a parceria com o CERVAS e formalizámos a criação da Águas Públicas em Altitude, um serviço de gestão do abastecimento de água que une os Municípios do Sabugal, Guarda, Celorico da Beira e Manteigas e que nos vai permitir gerir de forma mais eficiente este recurso essencial, com acesso a importantes fundos comunitários para a reabilitação da rede de abastecimento, garantindo o acesso igualitário a este serviço.

De forma a prevenir alguns dos problemas registados no verão, associados à seca e às alterações climáticas e com profundo impacto na atividade agropecuária, crucial ao desenvolvimento económico do concelho, pretendemos avançar, este ano, com a construção de uma rede secundária de água para abastecimento de explorações agrícolas.

No âmbito do acesso a cuidados de saúde, formalizámos um protocolo com a Fundação Álvaro Carvalho que já permitiu a realização de 40 intervenções cirúrgicas às cataratas e, através do programa ‘Abem: Rede Solidária do Medicamento’ apoiamos mais de 80 munícipes em situação de carência económica na compra de medicamentos prescritos por receita médica e comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde.

Continuamos a trabalhar diariamente para fortalecer o nosso território, por quem nos visita e especialmente por quem nos escolhe para viver, criando condições para que todos os sabugalenses possam viver com qualidade, com acesso a serviços essenciais e oportunidades enriquecedoras.

Vítor Proença
Presidente da Câmara Municipal do Sabugal