CÂMARA MUNICIPAL GARANTE ACESSO GRATUITO À ESCOLA VIRTUAL

Sendo a Educação um dos eixos prioritários para a Câmara Municipal, e numa ótica de promoção do sucesso educativo, nomeadamente num contexto de ensino à distância, foram entregues ao Agrupamento de Escolas do Sabugal e Escola Regional Dr. José Dinis da Fonseca licenças de utilização da plataforma online Escola Virtual, um investimento de 22 mil euros.

Até ao final do ano letivo 2022/2023, os professores e alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos, ensino secundário e profissional das escolas do concelho, bem como os encarregados de educação, vão ter acesso a esta plataforma educativa digital.

O Município do Sabugal, em articulação com a comunidade educativa, procura através da Escola Virtual providenciar uma ferramenta facilitadora da inclusão digital e, assim, preparar as nossas crianças e jovens para os desafios do futuro”, realça a vereadora Sílvia Nabais.

Os recursos disponibilizados na plataforma (aulas, testes, avaliação do progresso, feedback personalizado, sugestões de aprendizagem) permitem “a construção de um percurso mais individualizado e uma nova forma de acompanhamento por parte de professores e encarregados de educação”, refere a vereadora com o pelouro da Educação, aproveitando ainda para desejar a todos “muito sucesso no seu percurso escolar e utilizem esta ferramenta que é colocada ao vosso dispor, dando sentido ao esforço feito pela Câmara Municipal”.

Esta ação da Câmara Municipal está incluída no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) ‘Educa + Sabugal’.

De lembrar que na sequência das medidas de resposta à pandemia COVID-19 que têm vindo a ser adotadas neste âmbito, a autarquia disponibilizou equipamento informático (computadores e routers) a alunos, após sinalização por parte das escolas, para que pudessem acompanhar o ensino à distância.