CAMPANHA ARQUEOLÓGICA NO CASTELO DE VILA DO TOURO

A quinta e última campanha de escavações arqueológicas no castelo de Vila do Touro realiza-se até ao início de agosto, por forma a fechar os trabalhos que têm vindo a ser desenvolvidos em campo ao longo dos últimos anos, assim como recolher mais alguns dados sobre a primitiva arquitetura do castelo medieval e vestígios das gentes que aí habitaram.

Este campo de trabalho, promovido uma vez mais pela Câmara Municipal do Sabugal, conta com a presença dos arqueólogos do Gabinete de Arqueologia e Museologia do Sabugal, aos quais se associam professores e alunos da Universidade de Coimbra, uma colaboração que se tem mostrado bastante frutífera ao longo dos anos, fruto de um protocolo existente entre as duas instituições. Tem sido em terras do Alto Côa que, por tradição, diversos alunos do país inteiro obtiveram experiência prática para a sua formação académica, dispensando parte das suas férias em trabalho voluntário nas escavações da responsabilidade do Município.

Os respetivos trabalhos de estudo e de investigação arqueológica decorrem em duas zonas da fortificação medieval de Vila do Touro, sendo que na parte mais alta as escavações são mais dedicadas ao medieval e na vertente sul uma outra equipa estuda a ocupação por parte das comunidades que viveram neste local há cerca de três mil anos atrás (Proto-história).

Os resultados obtidos nestes trabalhos serão posteriormente publicados numa edição que o Município pretende lançar ao público.