CETS TERRAS DO LINCE: REUNIÃO DA EQUIPA TÉCNICA NO SABUGAL

Teve ontem lugar, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a primeira reunião da equipa técnica do projeto, depois da aprovação da candidatura da Carta Europeia de Turismo Sustentável (CETS) “Gata-Malcata Terras do Lince” pela Fundação Europarc.

Nesta sessão, procedeu-se à divulgação do relatório de avaliação do auditor, que visitou o território no passado mês de maio, fez-se o ponto de situação relativo ao trabalho que está a ser desenvolvido pelas entidades da equipa técnica e ainda a programação do trabalho futuro a realizar pela respetiva equipa, tendo como base o plano de ação.

De recordar que esta iniciativa partiu dos municípios do Sabugal, Almeida e Penamacor, contemplando um vasto conjunto de agentes que se mobilizou e envolveu naquela que é a certificação que reconhece as estratégias de turismo sustentável em áreas protegidas na Europa, sendo este um passo de extrema importância para a coesão territorial e para o desenvolvimento turístico deste território.

Nos cinco anos que se seguem o desafio passa pela implementação da carta, tendo sido a gestão, coordenação e monitorização da CETS assumida pela Territórios do Côa – Associação de Desenvolvimento Regional.

Para o grupo de entidades envolvidas neste projeto, que passa agora a chamar-se apenas “CETS Terras do Lince”, este representa o reconhecimento de um território de elevado potencial, onde a natureza e a paisagem se harmonizam num diálogo profundo com os nossos saberes e os sabores e a nossa arte de bem receber.

A cerimónia de entrega de certificados está marcada para os dias 6 e 7 do próximo mês de dezembro, no Parlamento Europeu, em Bruxelas.