COMEMORAÇÕES DO DIA DO CONCELHO | 2019 

No dia 10 de novembro comemorámos mais um Dia do Concelho, marcado pelos 723 anos da confirmação do foral do Sabugal, por D. Dinis, em 1296.

O programa iniciou com o desfile da Sociedade Filarmónica Bendadense e Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários do Sabugal e do Soito, pela Rua 5 de Outubro em direção aos Paços do Concelho, onde teve lugar o hastear das Bandeiras, ao som do Hino Nacional interpretado pela Sociedade Filarmónica Bendadense e perante Guarda de Honra formada por elementos das Corporações das respetivas Associações de Bombeiros concelhias.

A sessão solene comemorativa continuou no Auditório Municipal, com as intervenções do Presidente da Câmara Municipal do Sabugal, António Robalo, e do Doutor António Serra, em representação do Presidente da Assembleia Municipal do Sabugal.

Nas suas comunicações, ambos realçaram a importância deste dia, marcado pela condecoração dos trabalhadores da autarquia com 15, 25 e 35 anos de serviço efetivo no Município, votos de louvor a trabalhadores aposentados e atribuição de Medalhas de Mérito Cultural do Município do Sabugal a Alcínio Vicente e João Reis.

No final da sessão, o Professor Doutor Américo José Pinheira Pereira apresentou o livro ‘Pensar Português’, em que se realçou o investigador, estudioso e filósofo Jesué Pinharanda Gomes. ‘Pensar Português’ pode ser adquirido na receção do Museu do Sabugal. (mais…)

Neste dia, foram ainda inauguradas as exposições de pintura e escultura dos homenageados Alcínio Vicente e João Reis, as quais podem ser visitadas na sala de exposições temporárias do Museu do Sabugal até ao dia 24 de novembro, de segunda-feira a domingo, das 9h30 às 13 horas e das 14 horas às 17h30.

A jornada comemorativa culminou com vários momentos musicais, pelo Grupo Coral e de Cantares do Sabugal, Escola de Música do Centro de Cultura Pedro Álvares Cabral – Belmonte/Polo do Ensino Articulado do Sabugal e Grupo de Cavaquinhos da Bendada.

Mais fotos aqui