COSMOLOGIAS | PROJETO ENTRE SERRAS (PES)

Num conjunto de ações coletivas e participativas, numa combinação entre as comunidades e as forças vivas do território, o Projeto Entre Serras, Rede de Arte Contemporânea, entre Agricultura e Biodiversidade destaca a importância de viver em sintonia com a terra e olhar o céu para ativar imaginários.

Uma viagem que começa no Museu do Sabugal, no dia 16 de julho, com a exposição e a apresentação do livro ‘PES 2017 – Interações entre o ser humano e os meios em territórios de montanha’, e regressa ao Museu do Sabugal, para a Mesa Redonda, a 21 de julho.

EXPOSIÇÃO | APRESENTAÇÃO DO LIVRO ‘PES 2017’

16/07 – 18 horas
Museu do Sabugal

Entre escrita, fotografia, vídeo e performance Duarte Belo, Erik Samakh, Laëtitia Morais, Rodrigo Braga, Annick Boissel e Carlos Casteleira convidam-nos a escutar as pedras. Entre as estrelas e as serras, as paisagens dizem-nos para ouvirmos o vento e a água.
Entre a terra e o céu, a arte fala-nos do espaço e do tempo.

• Duarte Belo TEMPO CHÃO, a paisagem do SABUGAL
  • Erik Samakh PIRILAMPOS DO CÔA
  • Laetitia Morais TARDE FRIA e Rodrigo Braga PONTO ZERO, entre a Barroca do Zêzere e o Cabeço do Pião (Aldeias do Xisto/Fundão)
  • Carlos Casteleira LINHAS DE PASSAGEM com agricultores, pastores e ex-contrabandistas de Fóios
  • Annick Boissel COLÓNIA AGRÍCOLA MARTIM REI, uma travessia

Com entrada livre, a exposição pode ser visitada até ao dia 15 de setembro, de segunda-feira a domingo, das 10 às 13 horas e das 14 às 18 horas.

MESA REDONDA

21/07 – 18 horas
Museu do Sabugal

Reflexão sobre como nos relacionamos e como queremos nos relacionar com o mundo que nos rodeia. Da importância das artes, das ciências e da tecnologia nas interações com os meios animais e humanos.

Convidados: Carlota Simões, Pedro Gadanho, Rui Simão, Álvaro Domingues, Laetitia Morais, Duarte Belo, Rodrigo Braga, Pedro Prata, Tiago Porteiro, Manuela Ferreira e Erik Samakh.

Mediadores: Manuela Pires da Fonseca e Carlos Casteleira.

21/07 – 20 horas
Auditório Municipal

Projeção do documentário ‘Rewilding, um novo caminho para a natureza em Portugal’ que revela a enorme biodiversidade do Grande Vale do Côa e os esforços de renaturalização que estão a ser feitos para a sua preservação. Retrata dois grandes projetos em curso, conduzidos pela Rewilding Portugal e pelos parceiros Rewilding Europe, ATNatureza, Universidade de Aveiro e Zoo Logical.

Desde 2017, o Projeto Entre Serras, Rede de Arte Contemporânea, entre Agricultura e Biodiversidade está empenhado em criar uma rede de arte contemporânea, estabelecendo parcerias que permitem a realização de uma nova edição a cada ano.

Atendendo ao atual contexto pandémico, e face às restrições impostas pela Direção-Geral da Saúde, a participação nas atividades é limitada, com necessidade de reserva através do seguinte contacto telefónico: 271 750 080 (Museu do Sabugal) ou do email: projectoentreserras@gmail.com.

Mais informações sobre o PES aqui