ESCOLA NACIONAL DE BOMBEIROS REÚNE NO SABUGAL

No dia 17 de junho, o Auditório Municipal do Sabugal recebeu o seminário ‘Incêndios Rurais em Ambiente de Montanha’ da Escola Nacional de Bombeiros, no qual esteve presente a secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar.

Na sessão de abertura, o Presidente da Câmara Municipal do Sabugal, Vítor Proença, congratulou-se com a realização desta iniciativa no Sabugal. “Os incêndios em meio rural são muito preocupantes e é por isso necessário e urgente encontrar formas e meios adequados para o seu combate. A aquisição de conhecimento, partilha de saberes e informação apropriada é essencial e vai permitir aos participantes desenvolver as suas competências”, realçou o Presidente da Câmara, que aproveitou, também, a presença da tutela no concelho para partilhar preocupações e dificuldades sentidas aquando destes cenários de incêndios no concelho e na região e da necessidade emergente em estreitar sinergias em prol da proteção dos territórios e das suas populações.

No decorrer do seu discurso, a secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, evidenciou que “se há setor que consegue gerar convergência, sintonia e solidariedade é o setor da Proteção Civil e este setor somos todos nós, não distingue fardas, nem cores, não distingue rigorosamente nada, e esta sintonia é a única chave para o sucesso e para garantirmos que todos os anos vamos conseguindo reforçar, construir a nossa resiliência e melhorar a nossa capacidade de intervenção”.

Durante a jornada de trabalho foram abordados vários temas, nomeadamente: Comportamento dos incêndios em ambiente de montanha; Constrangimentos e desafios no combate aos incêndios em ambiente de montanha; comportamento dos incêndios: limites operacionais; Especificidades na intervenção dos meios aéreos; Emprego de máquinas de rastos; Consolidação e rescaldo; Uso do Fogo de Supressão; Lições Aprendidas: Análise de Incêndios Rurais, num conjunto de comunicações fundamentais intercaladas com profícuos debates.

Este seminário contou com a participação de representantes ligados a instituições de Bombeiros e Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, bem como elementos de várias Corporações de Bombeiros e outras entidades.