ESTRUTURA COM CAMAS DE RETAGUARDA É CRIADA PELA CÂMARA MUNICIPAL DO SABUGAL

A Câmara Municipal do Sabugal cria uma estrutura de retaguarda com 15 camas, através da adaptação da inativa hospedaria Sra. da Graça, na cidade, para reforçar a resposta nacional e local de controlo da pandemia de covid-19.

Esta é uma das medidas que a autarquia implementou recentemente e que, a par com outras, formam um pacote de intervenção em diversas frentes.

A criação de espaços de retaguarda com estas características obedece a diversos requisitos. O local já foi vistoriado pela Unidade Local de Saúde, pela Segurança Social, pela Proteção Civil e pelas entidades da Saúde Pública e está pronto a operar. “Não se trata apenas de termos espaço para camas – para a CMS seria possível instalar mais de 100 camas em espaços abertos, ginásios ou polidesportivos. No entanto, existem regras de sanidade a cumprir, que obrigam a que a criação destas estruturas tenham, por exemplo, quartos separados entre muitos outros requisitos. No entanto, nada nos demove de procurar encontrar continuamente resposta para as nossas pessoas, para apoiar e acompanhar o esforço que está a ser feito e contribuir em todas as frentes. Estamos a trabalhar em mais soluções”, refere António Robalo, Presidente da Câmara Municipal do Sabugal.

Entre outras medidas, a Câmara Municipal deliberou assegurar as refeições, sempre que necessário, das IPSS do concelho, caso ocorra um surto que ocupe os recursos humanos das instituições e dificulte a gestão da cozinha, como aconteceu recentemente na Santa Casa da Misericórdia, no Soito.

Em outubro, o Executivo reiterou a importância da manutenção de diversas medidas que já tinham sido criadas na sua grande parte para fazer frente às consequências socio-económicas da pandemia por covid-19. Exemplo disso é o Fundo de Emergência, com dotação de 200 000 euros que visa responder à aquisição de bens e serviços, despesas diretas na prevenção e combate ao contágio e à doença, apoio a entidades do concelho, que tenham custos diretos na resposta à pandemia e no aumento das necessidades de assistência social bem como na aquisição de equipamentos de proteção contra o vírus, destinados aos trabalhadores das IPSS.

O pacote de medidas contemplou também o apoio às famílias, flexibilizando prazos de pagamento de água, saneamento e recolha de resíduos, podendo as faturas serem pagas num prazo mais alargado, bem como suspensão de cortes de fornecimento de água e saneamento. Foi ainda criado um apoio suplementar às famílias cujo rendimento seja afetado durante este período e reforçar a dotação do orçamento camarário para esta área, em 50 000 euros.

Foi criado um acompanhamento de proximidade a todos os idosos georreferenciados pelo programa a GNR, num trabalho em rede entre os técnicos do Município e os agentes de segurança.

Foi criada uma Rede Solidária de Voluntariado constituída por técnicos do município, com o objetivo de apoiar idosos e famílias fragilizadas, com pessoas doentes ou em isolamento profilático, na entrega de alimentos e medicação.

Ao nível da saúde, foram assinados protocolos com juntas de freguesia para promover cuidados de saúde junto das populações, nomeadamente com o Programa Saúde Mais Próxima. Foram reforçadas as ações de sensibilização junto da população, em articulação com as autoridades competentes. A CMS deliberou ainda isentar o pagamento da consulta inicial no balneário termal do Cró, como forma de promoção da saúde e de reativação da atividade termal.

Ao nível do apoio às IPSS, diversas medidas estabeleceram gratuitidade dos custos com água e saneamento e, em caso de surto de covid-19, a CMS asseguraria, a pedido da Saúde, os testes a todos os utentes e profissionais da IPSS.

Ao nível do apoio às empresas e da atividade económica foram tomadas medidas de isenções, entre outras de água, saneamento e recolha de resíduos, de prorrogação de prazos de pagamentos de custos fixos e licenças. A Sabugal Invest focará o seu trabalho no apoio às micro, pequenas e médias empresas, tendo em vista assegurar a informação e aconselhamento sobre todos os apoios existentes no contexto da pandemia. Foi criada uma rede privada de comercialização de produtos locais, articulada com a campanha “Compre cá na terra”, bem como um programa de apoio a economia e reforçada a sua dotação em 75 000 euros. É disponibilizada informação de fornecedores locais que entregam produtos porta a porta, como forma de manter os circuitos de consumo.

Além do mais foram tomadas diversas outras medidas facilitadoras dos negócios, como espaços para instalações de empresas e apoio ao desenvolvimento de ações promocionais do concelho no âmbito turístico.

Está também a ser desenvolvido um programa de prevenção de situação de emergência no âmbito da agropecuária.

Foi constituída uma Equipa Municipal de Intervenção covid-19, que integra as áreas de educação, ação social, IPSS, Recursos Humanos, Serviços Externos, Contratação Pública e Contabilidade, para que em articulação com a Proteção Civil se desenvolvam respostas a situações de crise. As associações viram reiterado o apoio financeiro da CMS às atividades que estavam a ser desenvolvidas.