SABUGAL + VERDE: BICICLETAS ELÉTRICAS E POSTO DE CARREGAMENTO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS

O Sabugal recebeu, no âmbito do projeto Moveletur – Turismo Sustentável e Mobilidade Elétrica em Espaços Naturais, quatro bicicletas elétricas e viu instalado um posto de carregamento para veículos elétricos, no Centro de Negócios Transfronteiriço do Soito. Paralelamente foi criada uma aplicação móvel Moveletur, disponível no Google Play com informações sobre parques, veículos e rotas.

A entrega das bicicletas foi feita pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco e estão disponíveis no Museu do Sabugal, assim como capacetes de proteção, para cedência a visitantes. A aplicação (APP) subjacente à dinamização do projeto obedece a um modelo de intervenção aplicado na Reserva Natural da Serra da Malcata, nos concelhos do Sabugal e de Penamacor e será replicado em várias áreas naturais, portuguesas e espanholas.

O Moveletur – Turismo Sustentável e Mobilidade Elétrica em Espaços Naturais tem como objetivo a promoção de um modelo público, sustentável e limpo de disponibilização de veículos e bicicletas elétricas para os visitantes de áreas naturais transfronteiriças entre Portugal e Espanha, a fim de criar uma rede de itinerários turísticos ‘verdes’ que conectem veículos elétricos a pontos de interesse naturais e culturais das áreas identificadas.

Para o vice-presidente da Câmara Municipal do Sabugal, Vítor Proença, “esta é outra mais-valia para quem visita o território, uma proposta amiga do ambiente, de convite à visita das nossas riquezas patrimoniais, que vem na senda da implementação de uma estratégia ambientalmente sustentável que a autarquia tem vindo a adotar”.