INVESTIMENTO DE 500 MIL EUROS PARA REDUÇÃO DE PERDAS NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA

Consciente da necessidade da implementação de uma política de redução de perdas e consequente sustentabilidade nos sistemas de distribuição de água no concelho, nomeadamente nas freguesias em que estas situações são mais críticas, a Câmara Municipal do Sabugal tem vindo a implementar medidas para reduzir os 60% de perdas verificadas atualmente na rede.

Com um investimento global de cerca de 500 mil euros, com uma comparticipação do Fundo de Coesão de aproximadamente 400 mil euros, aprovado no âmbito do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência do Uso de Recursos (POSEUR), esta empreitada foi executada em Quadrazais, com a substituição parcial da rede de abastecimento de água atualmente existente. Foram, também, criadas 30 zonas de medição e controlo e implementação de telegestão nas localidades devidamente identificadas pelos serviços como prioritárias face à criticidade do nível de perdas de água: Quadrazais, Vale de Espinho, Aldeia da Ponte, Fóios, Lageosa, Sabugal, Nave e Santo Estevão.

Esta rede de distribuição, através da substituição para um sistema mais adequado e fiável, permite um aumento da qualidade da água fornecida, bem como uma poupança para as entidades gestoras e clientes.

Com as zonas de medição e controlo e implementação de telegestão em determinadas zonas estratégicas da rede, objetiva-se uma monitorização mais eficiente e continua, que permite, em tempo real, incorporar numa plataforma um conjunto de informações de funcionamento da respetiva rede de abastecimento.

O Município do Sabugal pretende desta forma uma utilização mais eficiente e responsável do recurso água, promovendo uma gestão eficiente do ciclo urbano da água.

Neste âmbito, e sob o mote ‘Poupe água hoje para ter amanhã. Não gaste mais do que precisa’, a Câmara Municipal do Sabugal associou-se, igualmente, à Águas do Vale do Tejo na divulgação de uma campanha de sensibilização que apela à mudança de comportamentos, que incentiva à poupança e ao uso racional da água, apresentando-a como um recurso valioso e limitado.