MENSAGEM DO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DO SABUGAL

Caros Munícipes

Desde Março que vivemos tempos particularmente difíceis. A primeira vaga da pandemia Covid-19 apanhou-nos de surpresa; todavia, o país, os cidadãos e as autarquias não se pouparam a esforços para dirimir efeitos, assumindo atitudes e comportamentos adequados à situação. Soubemos resistir às primeiras investidas do vírus.

O Verão, ainda que com muitas restrições, foi mais calmo; mas, ao mesmo tempo, sabia-se que nos devíamos preparar para um novo e, quiçá, mais duro embate. Instalava-se, assim, a incerteza e algum receio sobre a intensidade de uma nova vaga que, entretanto, com o Outono surgiu.

A calma relativa que o concelho do Sabugal viveu na primeira vaga foi agora interrompida por um conjunto de casos de Covid-19 surgidos recentemente e cujos surtos epidemiológicos chegaram a alguns lares de idosos e a algumas famílias, tendo já a lamentar dois falecimentos, a cujas famílias expressamos a nossa solidariedade.

A Câmara Municipal, que na primeira vaga desenvolveu um conjunto de acções e medidas de apoio em geral e, em particular, de carácter económico às famílias e às empresas, está atenta à situação, mantém e está a intensificar e a diversificar as actividades de colaboração e de prevenção à Covid-19. Em simultâneo, estamos a preparar medidas de apoio económico às empresas mais afectadas, conjugando o apoio autárquico com as medidas de apoio nacional que vierem a ser implementadas.

Contámos, contamos e continuaremos a contar com as diferentes entidades e instituições do concelho – Protecção Civil Municipal, Centro de Saúde, IPSS, Juntas de Freguesia, Agrupamento de Escolas, Associações, Bombeiros Voluntários, PSP e GNR – a quem estamos reconhecidos pelo extraordinário e empenhado trabalho que têm desenvolvido no apoio e na implementação de medidas preventivas.

Dados os casos novos que têm surgido e que têm alastrado um pouco por toda a região é de prever que o concelho do Sabugal venha a integrar a lista de concelhos considerados de alto risco. Importa, assim, reiterar o apelo a todos para o rigoroso cumprimento das normas e das regras; os cuidados de hoje garantem a saúde de amanhã. Por outro lado, sabemos que o vírus não olha a idades, ao sexo ou à condição económica e social; o vírus atinge quem puder atingir, e os infectados (assintomáticos ou não) são portadores e disseminadores do vírus. Podemos ser portadores do vírus sem qualquer sintoma de doença e isso dar-nos uma falsa segurança de ausência de perigo, e andarmos a infectar pessoas que são mais vulneráveis e a pôr em risco a saúde e a vida dos outros.

Neste sentido, é muito importante a solidariedade de todos para com todos; fazer juízos de valor ou de intenção sobre infectados, muitas vezes exponenciados nas redes sociais, não é certamente algo de que nos possamos orgulhar. Não podemos nem nos devemos servir das redes sociais para acusar, para julgar, para agredir e expor quem tenha contraído o vírus e, eventualmente, quem tenha estado na origem de algum surto. Como muito bem reza a sabedoria popular: não cuspas para o ar que te pode cair na cara.

Que sejamos, pois, misericordiosos com os que sofrem e implacáveis com o vírus!

Juntos vamos conseguir.

Sabugal, 18 de Novembro de 2020