MUNICÍPIO DO SABUGAL ESTABELECE PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO COM CFE-UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Tendo em vista o desenvolvimento de atividades conjuntas de conhecimento, conservação e valorização do património natural do concelho do Sabugal, a Câmara Municipal do Sabugal assinou um protocolo de colaboração com o Centre for Functional Ecology (CFE) – Science for People & the Planet Department of Life Sciences da Universidade de Coimbra (UC).

Pretende-se com esta parceria fomentar o desenvolvimento de projetos de investigação em várias áreas de conhecimento, do património natural às ciências do ambiente e ao ecoturismo, da agricultura e das florestas à educação, ciência cidadã e divulgação científica.

Em colaboração com diversos parceiros, o CFE-UC está a desenvolver o projeto ‘Cultivar’, que pretende responder aos desafios que as fileiras do setor agroalimentar da Região Centro enfrentam, nomeadamente caracterizar, conservar e valorizar os recursos genéticos endógenos regionais em zonas de baixa densidade. Neste âmbito, vão ser desenvolvidos vários trabalhos no concelho do Sabugal, nomeadamente no que respeita à fileira da castanha.

O CFE-UC, no decorrer do F4F – Forest For Future, está também integrado num projeto que visa a valorização da fileira florestal da Região Centro, estando previsto definir uma das áreas de estudo do referido projeto no nosso território.

Pretende-se deste modo identificar sinergias e oportunidades de colaboração entre as duas entidades em prol do concelho do Sabugal.