MUNICÍPIO PROMOVE PROJETO ‘LAÇOS’ NAS IPSS DO CONCELHO

O projeto ‘LAÇOS’ – Levar Ações Com Objetivos Solidários – está a ser dinamizado nas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho, pretendendo-se com esta iniciativa municipal impulsionar novas estratégias de envelhecimento positivo junto da população.

Considerando as 26 IPSS concelhias, a autarquia, em estreita articulação com as respetivas entidades, tem vindo a estabelecer um conjunto de políticas sociais diferenciadoras e que contribuem, significativamente, para o bem-estar dos idosos.

Na sessão que decorreu na Liga dos Amigos de Aldeia de Santo António e que contou com a participação do Coro e Grupo de Cavaquinhos da Universidade Sénior, Sílvia Nabais, Vice-Presidente da Câmara Municipal do Sabugal, destacou que este projeto em particular surge “alicerçado às estratégias de envelhecimento positivo que têm sido implementadas pelo Município e que pretendem melhorar a qualidade de vida da população idosa”. Na ocasião, Silvia Nabais realçou também a “importância desta partilha” entre os alunos da Universidade Sénior e as pessoas institucionalizadas, permitindo assim “valorizar objetivos e fomentar momentos recreativos e consequentemente terapêuticos”.

Ao longo deste primeiro semestre estão já programadas diversas ações no âmbito do ‘LAÇOS’, nomeadamente com a apresentação de peças de teatro e sessões de cinema, bem como ações relacionadas com a musicoterapia, entre demais atividades desenvolvidas em prol da comunidade sénior local.

‘SABUGAL + SOCIAL, UMA APOSTA NAS PESSOAS’