PRINCIPAIS ESPÉCIES MICOLÓGICAS DO CONCELHO DO SABUGAL

O Município do Sabugal, no âmbito da unidade de missão ‘Sabugal + Valor’ e através do programa ‘Cogumelos do Côa’, pretende promover e valorizar os cogumelos silvestres como uma importante atividade económica do concelho.

A Câmara Municipal dispõe de um cartaz com as 30 principais espécies de cogumelos do concelho, assim como um guia simplificado de campo das respetivas espécies, para que os interessados possam no terreno conhecer e identificar essas variedades.

Efetivamente, a atividade da apanha de cogumelos, realizada por muitas pessoas, nem sempre é feita da melhor forma, desconsiderando muitas vezes a importância destes seres vivos para o equilíbrio do meio natural.

Pode descarregar o cartaz e respetivo guia, estando os mesmos também disponíveis na sede da ‘Sabugal + Valor’ (antiga sede da Pró-Raia), junto ao Museu Municipal.

(A utilização de cogumelos na alimentação tem riscos. Só uma correta identificação garante segurança no seu consumo. Se tiver alguma dúvida acerca da identificação de um cogumelo, rejeite-o.)