SABUGAL INTEGRA PROJETO LINX 2020

No dia 2 de março de 2017 realizou-se uma das capturas anuais no parque de criação de coelhos-bravos da Colónia Agrícola de Martim Rei, parque este gerido pelo Município do Sabugal.

É de destacar que o parque de criação de coelhos-bravos se encontra em funcionamento desde 2013, com alvará devidamente licenciado pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), criando coelhos-bravos da espécie Oryctolagus cuniculus algirus.

Neste dia, foi efetuada pela RTP uma reportagem sobre os procedimentos realizados durante a captura dos coelhos-bravos.

No cercado, os coelhos-bravos reproduzem-se e, duas vezes por ano, procede-se a operações de captura com dois objetivos:

(mais…)

1) Realizar operações higio-sanitárias no terreno e nos coelhos-bravos. Os coelhos-bravos são imunizados contra as principais doenças víricas que os afetam, nomeadamente a mixomatose e a doença vírica hemorrágica, sendo devidamente vacinados. Além disso, e já que a transmissão das referidas doenças pode passar por insetos vetores, os indivíduos são também desparasitados;

2) Os indivíduos capturados são divididos em dois grupos, os pertencentes ao efetivo reprodutor, que são largados dentro do parque, e os restantes considerados criação que são para já introduzidos nas zonas de caça municipais, havendo o interesse futuro de reforçar a reintrodução do lince-ibérico.

O Sabugal, a par de Penamacor e Castelo de Vide, com a supervisão da Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), integra um projeto de recuperação das populações de coelho-bravo com o objetivo da reintrodução do lince-ibérico nas serras da Malcata, de São Mamede e na área de Moura/Barrancos.

Este projeto, com um investimento de cerca de um milhão de euros, decorre no âmbito de uma estratégia de preservação do lince-ibérico.

No caso do Sabugal, e tendo em consideração o referido projeto, para além das melhorias no parque já existente, está prevista a construção de um novo parque e a criação de condições no terreno para a recuperação do coelho-bravo nas áreas definidas como possíveis para a reintrodução do lince-ibérico.