SABUGAL RECEBE SEMINÁRIO INTERNACIONAL ‘MAIS – MULHERES AGRICULTORAS EM TERRITÓRIOS DO INTERIOR. PARA SEMPRE’

Programa

No dia 21 de abril, sexta-feira, vai realizar-se o Seminário Internacional ‘MAIs – Mulheres Agricultoras em Territórios de Interior. Para Sempre’, no Auditório Municipal do Sabugal, com a presença da ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes.

Reconhecer o papel fundamental que as mulheres detêm na construção de sociedades democráticas e sustentáveis, a par das múltiplas e complexas desigualdades e discriminações a que são sujeitas, evoca a necessidade de cruzar diferentes olhares e de promover diálogos para a construção de dinâmicas mais justas.

Durante a jornada, que convida ao debate sobre estas questões de um ponto de vista plural e unificador, os participantes vão ter oportunidade de assistir a comunicações de excelência que versam sobre as seguintes temáticas: ‘MAIs – Mulheres Agricultoras em Territórios de Interior. Para Sempre’, ‘Mulheres, igualdade, participação cívica e empoderamento’, ‘Mulheres, território e saber’ e ‘E depois de ti? Caminhos futuros para lá do desafio’, com destaque para a participação de Clara Nicholls e Miguel Altieri, docentes da Universidade da Califórnia, Berkeley, que vão abordar o papel central das mulheres agricultoras na transição agroecológica em diversas partes do mundo.

Na sessão tem também lugar a apresentação dos resultados do Projeto ‘MAIs’ e de outros que contribuem para a visibilidade das mulheres em diversos setores profissionais. Está, ainda, agendada a inauguração, na sala de exposições temporárias do Museu do Sabugal, da exposição ‘Das Mãos às Vozes das Mulheres Agricultoras’, numa ótica de valorização do património enquanto instrumento de liberdade e fraternidade.

Esta iniciativa decorre no âmbito do Projeto ‘MAIs – Mulheres Agricultoras em Territórios de Interior’, do qual o Município do Sabugal é parceiro e o Instituto Politécnico de Viseu promotor, estando o mesmo a ser implementado no Sabugal e em São Pedro do Sul, desde 2020, com financiamento do Programa Conciliação e Igualdade de Género – EEA Grants.

A participação no Seminário é gratuita, sujeita, no entanto, a inscrição obrigatória através do preenchimento do formulário disponível aqui.

Mais informações sobre o ‘MAIs – Mulheres Agricultoras em Territórios de Interior’, que pretende dar maior visibilidade às mulheres agricultoras e favorecer o incremento da igualdade de género, mediante estruturação e implementação de um roteiro de ação que propicie o seu empoderamento, no site do respetivo Projeto, em: www.events.ipv.pt/mais/projeto/.

O Município congratula-se com a realização deste Seminário, no Sabugal, considerando os objetivos a que o Projeto se propõe, designadamente: “aumentar a participação cívica e associativa das mulheres agricultoras nas regiões do interior, através da sua capacitação, contribuindo para a maior visibilidade do seu papel social e para o aumento da igualdade entre homens e mulheres.”

(Através do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu (EEE), a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega são parceiros no mercado interno com os Estados-Membros da União Europeia. Como forma de promover um contínuo e equilibrado reforço das relações económicas e comerciais, as partes do Acordo do EEE estabeleceram um Mecanismo Financeiro plurianual, conhecido como EEA Grants. Os EEA Grants têm como objetivos reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa e reforçar as relações bilaterais entre estes três países e os países beneficiários. Para o período 2014-2021, foi acordada uma contribuição total de 2,8 mil milhões de euros para 15 países beneficiários. Portugal beneficiará de uma verba de 102,7 milhões de euros. Saiba mais em: www.eeagrants.gov.pt.)