SIMPÓSIO SOBRE ENVELHECIMENTO ATIVO E SAUDÁVEL NO SABUGAL

O Auditório Municipal do Sabugal acolheu, no dia 30 de junho, o I Simpósio “Sabugal + Social” – Envelhecimento Ativo e Saudável, no qual foram abordadas temáticas no âmbito da promoção do envelhecimento ativo e saudável, contando para isso com um painel de oradores de diferentes áreas que partilharam as suas ideias e conhecimentos de modo a encontrar práticas de intervenção positivas e inovadoras ao nível do envelhecimento.

O simpósio teve início com a assinatura de um acordo de parceria entre o Município do Sabugal, Associação Social e Desenvolvimento ADM Estrela, Associação EAPN Portugal/Rede Europeia Anti- Pobreza, Centro Distrital da Segurança Social da Guarda, Instituto Politécnico da Guarda, Projeto CLDS-3G – Sabugal, Universidade da Beira Interior e Unidade Local de Saúde da Guarda que visa a criação da Unidade de Missão “Sabugal + Social – uma aposta nas pessoas”.

(mais…)

Esta Unidade de Missão tem como principal objetivo criar um conjunto de soluções de respostas sociais inovadoras para problemas da comunidade do Sabugal, com impacto positivo superior e comprovado relativamente às soluções existentes. Constitui-se localmente como um motor para a melhoria das respostas a problemas sociais, para a promoção de práticas mobilizadoras do sucesso educativo e melhoria da qualidade de vida do idoso, numa ótica de promoção do envelhecimento ativo tanto ao nível de políticas públicas inovadoras como do dinamismo da economia social (terceiro setor). Pretende-se, assim, transformar o Sabugal na Capital do Envelhecimento Ativo e Saudável, em Portugal.

No decorrer do simpósio, que contou com o envolvimento de várias entidades, foram analisados os temas “Economia Social e Envelhecimento Ativo”, “Recursos de um Território e Envelhecimento Ativo” e “Intervenção Local e Envelhecimento Ativo”.