ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL

UMA MARCA, UM TERRITÓRIO, UM DESTINO QUE SÃO 12. UM NOVO DESAFIO QUE NOS UNE.

A aldeia histórica de Sortelha acolheu, no dia 7 de abril, uma reunião de Consórcio da Estratégia de Eficiência Coletiva (EEC) Aldeias Históricas de Portugal (AHP) 2020, assim como o evento institucional que marca o início desta nova fase do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE).

Na reunião de Consórcio foi feita a apresentação deste novo PROVERE através da apresentação do programa de ação, enquadrado pela estratégia que o mesmo operacionaliza, em articulação com os agentes privados e públicos. Foi feito o ponto de situação das ações iniciadas no que respeita aos cinco projetos âncora públicos: (1) Comunicação e marketing (2) Animação (3) Inovação (4) Criação de estruturas de animação permanente (5) Dinamização, coordenação e acompanhamento e apresentado o processo de acompanhamento e monitorização do plano de ação do PROVERE. (mais…)

O evento institucional foi marcado pela assinatura da carta de compromisso de turismo sustentável – Biosphere, e pela constituição do conselho consultivo do PROVERE Aldeias Históricas de Portugal na presença de muitas das entidades integrantes. Foram ainda apresentadas as ações em desenvolvimento, em particular no que respeita aos projetos âncora do plano de ação: “Comunicação e marketing” e “Animação”.

“Ser um destino turístico sustentável” é o principal objetivo neste quadro comunitário, depois da recuperação urbanística e patrimonial das respetivas aldeias, sendo este compromisso assumido pelo coletivo dos agentes que integram o Consórcio do PROVERE, através da assinatura da referida carta.

Neste momento solene estiveram presentes o secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nelson Souza, a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional – Centro, Ana Abrunhosa, o presidente da Direção da AHP, António Rocha, o presidente da Câmara Municipal do Sabugal, António Robalo, a coordenadora da AHP, Dalila Dias, bem como representantes de outras entidades, individualidades e convidados.

De destacar ainda que neste dia foram também apresentados os eventos com marca Aldeias Históricas que se irão realizar ao longo do ano e o respetivo calendário dos mesmos.

A dinamização da AHP entrou assim numa nova fase, na qual as 12 aldeias se assumem como uma marca, um território, um destino que são 12.