COMEMORAÇÕES DO DIA DO CONCELHO | 2022

Celebrámos no dia 10 de novembro mais um Dia do Concelho, marcado pelos 726 anos da confirmação do foral do Sabugal, por D. Dinis, em 1296.

O programa comemorativo iniciou nos Paços do Concelho, com o hastear das bandeiras, ao som do Hino Nacional interpretado por professores e alunos do Ensino Articulado do Polo do Sabugal da Escola de Música do Centro de Cultura Pedro Álvares Cabral – Belmonte e perante Guarda de Honra formada por elementos das Corporações das Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários do Sabugal e do Soito.

A sessão solene prosseguiu no Auditório Municipal, com a condecoração dos trabalhadores da autarquia com 15, 25 e 35 anos de serviço efetivo no Município e votos de louvor a trabalhadores aposentados. Foram, também, atribuídas Medalhas de Mérito Cívico a Rui Chamusco, cofundador da Associação dos Amigos Solidários com Timor-Leste (ASTiL) e promotor do Projeto de Solidariedade em Timor-Leste, bem como a antigos Presidentes de Juntas de Freguesia, em que a legislação aprovada impediu a recandidatura após três mandatos: João do Inácio (Aldeia do Bispo), Jorge Dias (Bendada), António Marques (Casteleiro), Silvina da Silva (Quadrazais) e Fernanda Esteves (Sortelha).

No final da sessão, Vítor Proença, Presidente da Câmara Municipal do Sabugal, realçou que o Dia do Concelho é “um momento de homenagem e reconhecimento, de celebração da nossa História, um momento para enaltecer o legado dos que nos precederam. Todos devemos muito a muitos, tantos foram os que, começando com D. Dinis, se esforçaram em dar vida a este vasto concelho”, destacando, igualmente, que esta ocasião é, deve ser, “de evocação das nossas raízes, das nossas tradições, da nossa cultura, dos nossos patrimónios; é tudo isso que nos dá identidade, que nos dá sentido de pertença, que nos faz sentir – com muito orgulho – sabugalenses”.

As comemorações do Dia do Concelho culminaram com um espetáculo de flamenco apresentado por Ana González y Su Gente, no âmbito do Festival ‘Sete Sóis Sete Luas’.