‘NATURCÔA’ – Imagem, Natureza e Património (2021)
O Naturcôa decorreu nos dias 13 e 14 de novembro, um evento dedicado à imagem, à natureza e ao património, cujo objetivo principal é – numa lógica de sustentabilidade ambiental – partilhar, problematizar e valorizar as grandes riquezas naturais e culturais de um território riquíssimo como é o concelho do Sabugal.
O evento iniciou com quatro workshops, amplamente participados, dedicados à observação de aves, recoleção e gastronomia silvestre, fotografia e, para os mais pequenos, um workshop de introdução à biodiversidade. Nestes workshops teve-se em conta a transversalidade de projetos existentes a decorrer neste momento no território, privilegiando a colaboração com entidades que se encontram a desenvolver trabalho conjunto com o Município do Sabugal, como são os casos da Rewilding Portugal, do CERVAS Gouveia ou o Centre for Functional Ecology (CFE) da Universidade de Coimbra (UC). Também a Olympus Portugal, parceira oficial do evento, ofereceu aos amantes da fotografia um interessante workshop sob o título ‘O som da Imagem’.
Durante a tarde do primeiro dia do evento, e após a abertura oficial pelo Presidente da Câmara Municipal do Sabugal, Vítor Proença, realizou-se o ciclo de conferências Naturcôa, o qual apesar de possuir uma forte componente de imagem e fotografia, englobou três excecionais apresentações de Paulo Castro, António Cabanas e Pedro Prata, da Rewilding Portugal. Falando para uma plateia de mais de 100 pessoas, Paulo Castro, num modelo completamente inovador, baseado na interação com o público, falou sobre a CETS Terras do Lince – Um destino em construção, demonstrando, uma vez mais, todo o potencial deste território. António Cabanas, imenso contador de estórias, brindou-nos com ‘Malcata – conto de uma serra solidária’, embalando o público num conto repleto de história e estórias da nossa Malcata. Também Pedro Prata teve o seu momento, apresentando a Rewilding Portugal e o seu trabalho de renaturalização do Grande Vale do Côa. No que se refere às apresentações dos fotógrafos convidados, João Rodrigues levou-nos a mergulhar nas águas da Ria Formosa e do mar algarvio, com uma seleção de imagens e vídeos absolutamente fascinantes. Miguel Claro, o senhor Dark Sky, levou o público numa viagem cósmica pelos astros com imagens tão poderosas quanto belas. Por último, João Cosme, referência nacional na fotografia de fauna e vida selvagem, levou-nos a percorrer os trilhos e cascatas dos ‘Rios – paraísos de vida’, onde não faltaram imagens e fotografias deslumbrantes do nosso Rio Côa.
O primeiro dia do evento culminou com o ciclo de cinema Naturcôa, imediatamente seguido de uma mesa-redonda com os realizadores e produtores dos filmes apresentados: ‘Malcata, conto de uma serra solitária’, de Miguel Costa e Ricardo Guerreiro, e ‘Cavalos de Guerra’, de João Rodrigues. A mesa-redonda contou com boas intervenções e questões por parte do público.
No domingo, dia 14, teve lugar o passeio fotográfico Naturcôa, tendo contado com a participação de 15 afortunados inscritos, oradores e alguns convidados. No passeio fotográfico privilegiou-se o contacto com a natureza, percorrendo trilhos de beleza singular, que foram desde os meandros do Côa, pela manhã, até à aldeia medieval de Vilar Maior, ao final do dia, com passagem pela magnífica praia fluvial da Rapoula do Côa. Com boa disposição, muita partilha de experiências e de conhecimento do território, terá certamente sido um dia para recordar por muito tempo.
Promovido pelo Município do Sabugal, o Naturcôa pretende ser uma bandeira de promoção do património natural/cultural, refletindo na sua organização uma consciência ecológica e de ligação à natureza, exemplar para os participantes e oradores de renome.
A todos, o nosso bem haja e até para o ano!