PROJETO DE ARQUEOLOGIA EXPERIMENTAL – ‘ESTELAS DE GUERREIRO DO BRONZE FINAL DO SABUGAL’

O documentário ‘Estelas de Guerreiro do Bronze Final do Sabugal’ pretende retratar o projeto de Arqueologia Experimental desenvolvido no Município do Sabugal, entre setembro e outubro deste ano, com uma equipa de investigadores da Universidade de Friburgo (Alemanha), em parceria com a Universidade de Coimbra.

A iniciativa tinha por objetivo reproduzir o processo de fabrico das primitivas estelas da Idade do Bronze Final, descobertas no nosso concelho, nas últimas décadas, datadas dos finais do II milénio a.C.  Estes monumentos representam armas (espadas, lanças, escudos, capacetes) e outros objetos de prestígio, em bronze (fíbulas e espelhos), usados pelos chefes destas comunidades, sendo por isso denominadas de estelas de guerreiro, conforme é narrado e explicado na produção videográfica.

Neste vídeo são descritas as principais etapas do projeto e dá-se o devido enquadramento histórico e geográfico, prestando um agradecimento aos investigadores envolvidos e à sua preferência pelo Município do Sabugal, dando igualmente o devido reconhecimento à Junta de Freguesia do Baraçal, e à sua população, pela colaboração na concretização deste projeto inovador.

É chegado o momento de devolver a todos aqueles que se interessam pelas riquezas patrimoniais e arqueológicas do nosso concelho uma reportagem alargada que narra uma manifestação cultural ancestral destas terras e constitui um arquivo futuro deste evento único que aqui aconteceu.