SABUGAL RECEBEU II CONGRESSO EKUI

O II congresso internacional sobre metodologia de aprendizagem EKUI teve lugar no Sabugal, no dia 27 de maio.

‘Escola: um lugar de pessoas que constroem pessoas’ foi o tema central desta jornada, que contou com a participação de professores, nomeadamente José Pacheco, fundador da Escola da Ponte e membro do Conselho Nacional de Educação, educadores e parceiros nacionais e internacionais ligados às Comunidades EKUIzadoras.

Na sessão de abertura, Sílvia Nabais, Vice-Presidente da Câmara Municipal do Sabugal, reafirmou o valor deste projeto e a importância da reflexão e debate sobre a educação.

No Sabugal, a EKUI tem permitido que “as nossas crianças disponham de uma educação mais aberta e que assim consigam perceber que integram um processo de aprendizagem que é central e fundamental, mas, sobretudo, que olhem e saibam estar com o outro, que comuniquem e se aceitem nas diferenças”, realçando ainda que, quando a Câmara Municipal abraça este projeto, se pretende, igualmente, “que a comunidade cresça e aprendam uns com os outros a ser melhores seres humanos e, obviamente, mais tarde cidadãos mais participativos e responsáveis”, conclui.

Considerada uma das 100 melhores inovações educativas do mundo, pela organização finlandesa HundrED, e tendo como mentora Celmira Macedo, a EKUI é uma metodologia de desenho universal para a aprendizagem, multissensorial e inclusiva, que combina quatro formas de comunicação: a gráfica (as letras), o Código Braille, a Língua Gestual Portuguesa (LGP) e o Alfabeto Fonético (sons e formas de os articular), estando já a ser utilizada em mais de 670 escolas do país e do mundo.

Recorde-se que a Câmara Municipal do Sabugal é parceira e investidora social da Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES) Comunidades EKUIzadoras, da Associação EKUI.