APRESENTAÇÃO DE LIVROS EM ALFAIATES

No dia 5 de agosto, na Igreja da Misericórdia de Alfaiates, foram apresentados os livros ‘Riba-Côa – Suas Leis e Costumes Medievais’, obra do Padre Manuel Lopes Botelho e de Rui Meirinho Monteiro (fotografias), e ‘Foral Leonês de Alfaiates’ (2.ª edição), da autoria do Padre Manuel Lopes Botelho e de Mário Simões Dias.

‘Riba-Côa – Suas Leis e Costumes Medievais’ resulta de um trabalho de intensa pesquisa de muitos anos levada a cabo pelo Padre Manuel Botelho, natural de Alfaiates, que passou por muitas paróquias onde deixou sempre o seu cunho nas muitas iniciativas para as comunidades.

Perante numeroso auditório, a sessão de apresentação esteve a cargo de Manuel Cipriano Nabais, Juiz Conselheiro, natural de Quadrazais, que escreveu o prefácio do livro ‘Riba-Côa – Suas Leis e Costumes Medievais’, bem como ‘Breves Notas sobre Quadrazais’.

Na ocasião, o Presidente da Câmara Municipal do Sabugal, Vítor Proença, referiu que “este seu último livro do Padre Manuel Botelho constitui um documento muito importante para todos os que queiram saber mais sobre a nossa História e para aqueles que quiserem investigar o nosso passado.” E salientou a colaboração do Juiz Conselheiro Manuel Cipriano Nabais que “contribui, também, de forma muito significativa, para o conhecimento da nossa História.”

O Município do Sabugal congratula-se com o facto de individualidades originárias daqui manterem o amor às suas raízes, às suas tradições e aos seus costumes, e que ainda dediquem muito do seu precioso tempo a estudar e a investigar a nossa História. Investigações que os autores, com esforço pessoal, não quiseram fechadas nos seus arquivos, mas que fizeram questão de disponibilizar esse conhecimento publicando-o e apresentando-o agora ao público.

(Fotografias – Manuel Monteiro)