APRESENTAÇÃO DO LIVRO ‘GUARDA, CIDADE REPUBLICANA, COM JOSÉ DE LEMOS’ EM ALDEIA DA PONTE

No dia 11 de agosto, no antigo Colégio de Aldeia da Ponte, foi apresentado o livro ‘Guarda, Cidade Republicana, com José de Lemos (1865-1914)’, da autoria de Manuel Peres Sanches.

Esta obra é uma viagem à Guarda, no tempo de José de Lemos, natural de Aldeia da Ponte e a quem se presta homenagem, um cidadão republicano de excelência, um comerciante prestigiado, que, à cidade, prestou relevantes contributos.

O autor, psicólogo clínico de profissão, Manuel Peres Sanches nasceu em Aldeia da Ponte e através deste livro, em particular, e de outros já publicados, tem apresentado resultados de investigações que refletem a procura por melhor entendimento do que foi o fim dum regime, o monárquico, e o começo dum novo regime, o republicano.

A sessão de apresentação do livro esteve a cargo de Paula Lemos, bisneta de José de Lemos, estando presente na ocasião Norberto Manso, adjunto do Presidente da Câmara Municipal do Sabugal, que destacou a importância desta publicação e deste meritório trabalho de investigação.

As próximas apresentações estão agendadas para o dia 9 de setembro (18 horas – Biblioteca Municipal José Saramago, em Loures), por Ana Paula Assunção, 7 de outubro (18 horas – Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, na Guarda), por Luís Mário Santos Cunha, e no dia 9 de outubro (14h30 – Biblioteca Municipal do Sabugal), por Norberto Manso.