COLÓQUIO DE HOMENAGEM A JESUÉ PINHARANDA GOMES

«Celebrar o Saber Amigo»

8 de junho | UBI – Covilhã
9 de junho | C. M. Sabugal

Na sessão de abertura do Colóquio de Estudo e de Homenagem a Jesué Pinharanda Gomes estiveram presentes, além do homenageado Jesué Pinharanda Gomes, o presidente da Faculdade de Artes e Letras da UBI, José Rosa, os representantes dos reitores da Universidade Aberta e da UBI, João Caetano e Paulo Serra respetivamente, o bispo da Diocese da Guarda, D. Manuel Felício, e o presidente da Câmara Municipal do Sabugal, António Robalo.

Ao longo da jornada, realce para a excelência das comunicações que se debruçaram sobre a obra de Jesué Pinharanda Gomes, nosso conterrâneo nascido em Quadrazais, um nome incontornável na filosofia portuguesa, pensador autodidata de referência, sobejamente conhecido e reconhecido no mundo académico.

Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal do Sabugal referiu a importância deste Colóquio e desta colaboração entre diferentes instituições e desejou que “este dinamismo, este relacionamento entre os que pensam o mundo e a vida com o desejo de um mundo melhor e mais ético, seja uma caminhada em que cada passo prolongue o caminho a percorrer”.

Para António Robalo, o Colóquio de Homenagem “honra, certamente, Pinharanda Gomes, porque justa é a homenagem; mas, igualmente, dignifica quem a promove, e, neste caso, o Sabugal, a Universidade da Beira Interior e a Universidade Aberta enquanto centros privilegiados da produção e difusão de conhecimento”.

Recorde-se que a iniciativa surge na sequência da concessão do Doutoramento Honoris Causa a Jesué Pinharanda Gomes, pela UBI, no passado dia 20 de março, e por ocasião do 6.º aniversário da criação do homónimo Centro de Estudos Jesué Pinharanda Gomes, que se celebra amanhã, dia 9 de junho.

O Colóquio de Estudo e de Homenagem a Jesué Pinharanda Gomes culminou no dia 9 de junho no Sabugal, data em que se assinalou o 6.º aniversário da criação do homónimo Centro de Estudos Jesué Pinharanda Gomes (CEJPG).

(mais…)