FESTIVAL ‘CÔA – CORREDOR DAS ARTES’ INICIA NO SABUGAL

É no Sabugal que tem início o ‘CÔA – Corredor das Artes’, festival de arte na paisagem que vai decorrer em julho no Grande Vale do Côa, sendo o Sabugal o primeiro concelho a acolher o evento, de 1 a 4 de julho, no espaço ‘Entre Pontes’ e em Vilar Maior.

O Município do Sabugal é parceiro da Rewilding Portugal, organizadora do evento que vai percorrer cinco territórios do distrito da Guarda: Sabugal, Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Pinhel e Vila Nova de Foz Côa.

No dia 1 de julho, sábado, realiza-se no Sabugal a cerimónia de abertura, seguida de uma mostra de cinema ambiental e de demais atividades no recinto do Festival, onde vai estar uma das peças de arte na paisagem desenvolvidas em residência artística por Rumen Dimitrov. O programa do primeiro dia inclui um showcooking, atividade física, oficina e concerto comentado de viola campaniça, espetáculo de dança e concertos do projeto Raia, LaBaq, Manuel João Vieira e Bom Beijo.

Para o segundo dia, 2 de julho, está marcado um passeio fotográfico na área rewilding do Vale Carapito, em Vilar Maior, onde também se vai conhecer a obra de outro dos artistas em residência artística, Marcelo Moscheta. No recinto do Festival a programação sucede com uma aula de atividade física, oficina de teatro infantil, espetáculo de teatro vertical e concertos de José Bonifácio e das Tresmoças, encerrando o domingo com a peça ‘Guarda-Tempos’.

Ao longo do fim de semana, o ‘CÔA – Corredor das Artes’ vai ter em permanência uma feira de produtos locais, zona de restauração, bem como um espaço infantil com insufláveis e outras valências para os mais novos.

O Festival integra, ainda, na segunda-feira, dia 3 de julho, uma caminhada interpretativa sobre o património histórico de Vilar Maior e no dia seguinte uma caminhada pelos Meandros do Côa.

Todos os concertos são gratuitos, assim como a entrada no recinto, mas as restantes atividades são pagas e carecem de inscrição, estando os bilhetes à venda nas redes sociais do Festival ‘CÔA – Corredor das Artes’ e no seu EventBrite.

De realçar que, em 2022, a Câmara Municipal do Sabugal e a Rewilding Portugal assinaram um protocolo de cooperação, com o objetivo de promover um trabalho de parceria em diversas iniciativas relacionadas com a proteção da natureza, restauro ecológico e educação ambiental no concelho do Sabugal, incluindo o desenvolvimento de uma economia sustentável baseada na natureza.

Mais informações no site do evento.