REUNIÃO DA EQUIPA TÉCNICA DE COGESTÃO DA RESERVA NATURAL DA SERRA DA MALCATA NO SABUGAL

Decorreu no dia 23 de fevereiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho do Sabugal, a terceira reunião da Comissão de Cogestão da Reserva Natural da Serra da Malcata (RNSM), que enquanto órgão de administração e gestão é composto pelo Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, Municípios de Sabugal e Penamacor, Assembleia de Compartes da Freguesia de Malcata, Conselho Diretivo do Baldio dos Fóios e Instituto Social Cristão Pina Ferraz.

Nesta reunião foi discutido qual o ponto de situação do plano de cogestão e analisada a proposta de plano de atividades para o corrente ano, tendo ainda sido apresentados os resultados das reuniões de auscultação que a equipa técnica da cogestão realizou nas freguesias limítrofes à Reserva (Fóios, Malcata, Quadrazais, Sabugal e Vale de Espinho, no concelho do Sabugal, e Meimoa, Meimão e Penamacor, no concelho de Penamacor).

Deste trabalho de auscultação foi possível perceber a importância e expectativas das populações locais face à RNSM. Neste contexto, foram também apresentados e discutidos os resultados de um inquérito de levantamento de opinião sobre a Reserva, que foi realizado junto dos agentes económicos e outras forças vivas de ambos os concelhos.

Na ocasião foi evidente a sinergia entre os dois Municípios, em articulação com as demais entidades, no que respeita a congregar esforços e dinâmicas para esta cogestão. De realçar, a Área Integrada de Gestão da Paisagem (AIGP) ‘Terras do Lince-Malcata’, a Zona de Intervenção Florestal de Malcata, mas também o Projeto ‘Linx 2020’ – assente na implementação de um sistema de conservação dos habitats de lince-ibérico e recuperação das populações de coelho-bravo, neste caso na área do Sítio de Importância Comunitária de Malcata –, em que os serviços de ecossistemas se assumem, cada vez mais, como forma de valorização económica da riqueza natural deste território, seja através da apicultura, da preservação e valorização das espécies autóctones, como o castanheiro ou carvalho-negral e medronheiro, entre outros.

A Comissão voltará a reunir em março, na freguesia de Malcata, de modo a dar continuidade ao trabalho de preparação do plano da cogestão da RNSM 2021-2023.