SEMINÁRIO ‘QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO… NOVOS OLHARES.’ NO SABUGAL

O Seminário ‘Qualidade de Vida do Idoso… Novos Olhares.’ realizou-se no dia 25 de outubro, no Auditório Municipal do Sabugal.

Esta iniciativa na área social decorre na senda do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no território pelo Município, Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e outras entidades, que contribuem de forma empenhada e colaborativa, através de políticas sociais diferenciadoras, para a garantia da qualidade de vida da população sénior.

Na sessão de abertura, Sílvia Nabais, Vice-Presidente da Câmara Municipal do Sabugal, destacou a relevância destas ações enquanto “importantes espaços de reflexão e de partilha de conhecimento, que permitem refletir sobre novas abordagens e boas práticas nesta área de atuação”, afirmando que “todos temos o dever de nos empenhar nesta ação conjunta de melhoria da qualidade de vida dos idosos, sendo que os temas abordados neste Seminário, nomeadamente no que se refere ao perfil do idoso no concelho do Sabugal, vão permitir uma ação mais eficaz e diligente face às necessidades da população e respostas sociais prestadas.”

Neste âmbito, Sílvia Nabais realçou, ainda, o papel da Autarquia neste domínio, um dos eixos prioritários de atuação, tendo a Câmara Municipal, em parceria com as Instituições, vindo a implementar vários projetos que pretendem promover novas estratégias de envelhecimento positivo, tais como: ‘LAÇOS’, Universidade Sénior e ‘+ ATIVO’, proporcionando momentos de convívio que permitem também aos idosos continuarem a sentir-se devidamente integrados na comunidade.

Os participantes tiveram oportunidade de assistir a diferentes comunicações que versaram sobre ‘O Papel do Estatuto do Cuidador Informal na Qualidade de Vida do Idoso’, ‘O Perfil do Idoso Institucionalizado no Concelho do Sabugal’ e a ‘Desinstitucionalização do Idoso’, numa jornada de trabalho profícua para todos, estimulante no debate e na partilha de reflexões.

Organizado pelo Município do Sabugal, Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora dos Milagres de Aldeia do Bispo, Centro Social da Lageosa da Raia e Casa do Povo de Aldeia Velha, este Colóquio reuniu dirigentes e técnicos das IPSS concelhias, bem como demais profissionais ligados à área social.