---

‘Sabugal Presépio’

ATELIER DE ARTES DECORATIVAS DE NATAL

Com o aproximar do evento ‘Sabugal Presépio’, que estará de volta de 6 de dezembro a 12 de janeiro, o Município do Sabugal vai promover um atelier de artes decorativas de Natal, utilizando, para tal, materiais recolhidos na natureza.

O atelier inicia no dia 18 de outubro, às segundas e sextas-feiras, entre as 20 e as 23 horas, na ExpoSabugal.

Antecipando o espírito natalício, convidam-se todos os interessados a aprender e partilhar diversas técnicas de artes decorativas, com o objetivo de criar peças/composições para adornar as ruas da cidade, na envolvente do ‘Sabugal Presépio’, na quadra de Natal.

Para mais informações/Inscrições:
Divisão de Desenvolvimento e Qualidade de Vida
(Biblioteca Municipal)
Tlf: 271 752 230

Cartaz

---

AUDITÓRIO MUNICIPAL DO SABUGAL

Partilhamos a programação do Auditório Municipal para os meses de outubro e novembro.

Tome nota:

OUTUBRO
• 19 (sábado) – 21h30
Teatro ‘Foi por esse amor’

‘Foi por esse amor’ é um espetáculo com criação e interpretação de João Guisande (melhor ator - prémio Braskem de teatro, 2016 e 2019).
Em cena, o experiente e premiado ator João Guisande contracena com o pai, António Roque, coronel aposentado da Polícia Militar da Bahia. António Roque é baiano de corpo, alma e coração e agora ator.
A peça ‘Foi por esse amor’ põe em palco um coronel da polícia que, através da sua primeira experiência como ator, fala, também, da vida após aposentadoria.
Neste contexto, o público é convidado a relembrar, reviver e recuperar as suas próprias histórias familiares, valorizando este afeto único. É amor com muito humor.
A digressão em Portugal conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura da Bahia e tem apoio à produção da Astronauta Associação Cultural e da Cooperativa Artística da Raia Beirã.

NOVEMBRO
• 23 (sábado) – 21h30
Concerto ‘Sérgio Mirra’

Sérgio Mirra é um músico multi-instrumentista de cordas, a quem a música tradicional portuguesa desde muito cedo conquistou.
O projeto que apresentará no Sabugal surge da sua grande paixão pela música tradicional portuguesa e da vontade de passar às gerações vindouras este tesouro riquíssimo que é a música tradicional e os instrumentos tradicionais portugueses.
A voz e o cavaquinho são a base deste projeto, mas o bandolim e as violas regionais também terão o seu papel de destaque nas mãos do Sérgio Mirra. Acompanhado pelos músicos, Luís Pinho, na guitarra clássica, e Hervê Freire, na percussão, têm construído um espetáculo cheio de alegria, boa disposição e um conjunto de músicas cantadas e instrumentais, recolhidas em todo o país, do norte ao sul e também passando pelas ilhas. A identidade dada às músicas é muito própria e muito pessoal, com uma mistura de ritmos muito diversificados e tentando tornar as mesmas bastante apelativas e contagiantes, para quem as ouve.

Entrada livre!

Cartaz

---

‘Caminhar com Vida’ 2019

SOITO

No âmbito do projeto ‘Caminhar com Vida’, a caminhada de outono está marcada para este domingo, dia 20 de outubro, no Soito.

As inscrições podem ser efetuadas na sede da Associação Cultural e Desportiva do Soito, no site do Município ou ainda através do telefone: 271 750 150 (Pavilhão e Piscinas Municipais), até às 16h30 de sexta-feira.

Com um custo de sete euros, a inscrição inclui pequeno-almoço, almoço e seguro de acidentes pessoais, devendo o pagamento ser efetuado junto dos responsáveis da organização, até 30 minutos antes do início da caminhada.

Esta caminhada de outono é promovida pelo Município, em parceria com a Associação Cultural e Desportiva do Soito.

Na edição deste ano do ‘Caminhar com Vida’, residentes e visitantes são convidados a palmilhar trilhos e caminhos do concelho do Sabugal, ao longo de quatro viagens pedestres subordinadas às temáticas das estações do ano, em que a singularidade de cada estação vai estar em destaque com as suas paisagens únicas.

Neste ciclo de caminhadas, além de se incentivar hábitos, práticas e comportamentos saudáveis, pretende-se que os participantes se deixem envolver pelo património natural, histórico, cultural e rural do nosso território, nesta que é também uma estratégia de promoção e valorização concelhia, com a garantia ‘Sabugal Respira Desporto’.

Informamos, ainda, que pode adquirir a sua t-shirt ‘Caminhar com Vida’ no Pavilhão e Piscinas Municipais, Museu do Sabugal e Biblioteca Municipal, assim como no próprio dia da caminhada.

'SABUGAL RESPIRA DESPORTO'

Cartaz

---

FÓRUM PERMANENTE DE TURISMO SUSTENTÁVEL DAS ‘TERRAS DO LINCE’

Almeida | 23 outubro | 14h00

No dia 23 de outubro, pelas 14h00, no Picadeiro D’El Rey, em Almeida, irá decorrer uma reunião do Fórum Permanente de Turismo Sustentável, no âmbito da Carta Europeia de Turismo Sustentável (CETS) das ‘Terras do Lince’.

A sessão de abertura do Fórum estará a cargo dos presidentes das Câmaras Municipais de Almeida, Penamacor e Sabugal, António Machado, António Soares e António Robalo, respetivamente.

Seguir-se-á uma breve apresentação/enquadramento da CETS das ‘Terras do Lince’ (passado, presente e futuro), pelo consultor da Ponto Natura, Paulo Castro.

A estratégia/metodologia para a implementação das 12 ações prioritárias do plano de ação 2016-2020 – objetivos e proposta de trabalho para a sua execução até 2020 – será abordada por técnicos dos respetivos municípios/entidades que integram a CETS.

Irá proceder-se, também, à avaliação intercalar das ações não prioritárias, por Paulo Castro, que é ainda o responsável pela apresentação da metodologia de implementação da II fase da CETS nas Terras do Lince, que reconhecerá os empresários do setor do turismo como parceiros da Carta.

Recorde-se que este galardão da Federação Europeia de Parques Nacionais e Naturais (EUROPARC) às Terras do Lince pelo seu trabalho em prol do desenvolvimento turístico sustentável é de suma importância para a região que compreende a Reserva Natural da Serra da Malcata e o Sítio da Rede Natura 2000 Malcata, numa estratégia integrada do ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e Florestas e dos três Municípios, em estreita articulação com uma vasta parceria que integra agentes públicos e privados do território de influência.

Numa organização conjunta dos Municípios de Almeida, Penamacor e Sabugal, esta reunião do Fórum pretende ser, também, um espaço de partilha e debate em torno desta estratégia de desenvolvimento turístico que se quer sustentável e que é de todos.

A participação no Fórum é gratuita, sujeita, no entanto, a inscrição obrigatória através do email: terrasdolince.cets@gmail.com ou do telefone: 271 570 020 (Área de Turismo de Almeida), até ao dia 21 de outubro.

Cartaz

---

II WORKSHOP DE SUSTENTABILIDADE ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL

Sortelha | 28 outubro | 15h00

No próximo dia 28 de outubro, no período da tarde (15h00-17h30), na Junta de Freguesia de Sortelha, a Rede das Aldeias Históricas de Portugal, com o apoio do Município do Sabugal e Junta de Freguesia local, promove o II Workshop de Sustentabilidade, uma ação que pretende reforçar o compromisso do território e seus agentes com as boas práticas de sustentabilidade.

O Workshop de Sustentabilidade Aldeias Históricas de Portugal tem por objetivo abordar as seguintes áreas temáticas:

a) Estratégia e Plano de Ação da Rede Aldeias Históricas de Portugal para o triénio 2019-2021;
b) Tendências do consumidor (destinos e produtos tendencialmente verdes);
c) Instrumentos de financiamento para capacitação das empresas.

Esta iniciativa é dirigida às empresas e assume-se de primordial importância para o efetivo alinhamento entre a gestão do destino e a oferta do setor privado, na senda de uma melhor focalização dos esforços individuais em prol de um trabalho concertado e em Rede, de modo a que seja possível capitalizar as oportunidades decorrentes das novas tendências da procura que o destino Aldeias Históricas de Portugal tem sido alvo, que, de forma geral, convergem para o consumo de uma oferta sustentável, interesse que tem sido revelado pelos países da Europa do Norte, Brasil e EUA.

Para mais informações/Inscrições:
Email: tatiana.saraiva@aldeiashistoricasdeportugal.com
Tlf: 275 913 395

ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL
1 DESTINO QUE SÃO 12

Cartaz

---

‘NATURCÔA’ – Imagem, Natureza e Património

No primeiro fim de semana de novembro, o concelho do Sabugal vai ser palco do ‘Naturcôa’, evento dedicado à fotografia e natureza, onde não vão faltar conferências, workshops, exposições, mas também um passeio fotográfico.

Na tarde do dia 2 de novembro, sábado, no Auditório Municipal, decorrerá um ciclo de conferências, com a participação de seis oradores: Luís Quinta (fotógrafo e realizador de história natural), Kitato (instagrammer/jornalista do Público), Anabela Paula (bióloga), Rui Gaiola (fotógrafo), Ricardo Guerreiro (fotógrafo e realizador de documentários de natureza) e Domingos Lopes (engenheiro florestal e arquiteto paisagista).

Para o dia seguinte, domingo, está marcado um passeio fotográfico pelo concelho, o qual contará com workshops e orientação por parte dos oradores.

Durante o evento, estará patente no Museu do Sabugal uma exposição fotográfica que contará não só com fotografias da autoria dos oradores, como também de alguns fotógrafos residentes no concelho.

Unidos no grande objetivo de partilhar conceitos, perspetivas e modos de vida que nos possam aproximar de uma visão de futuro alicerçada na sustentabilidade, filhos da terra, técnicos, profissionais da imagem e amantes das maravilhas naturais e culturais vão marcar presença no ‘Naturcôa’.

Numa lógica de sustentabilidade ambiental, esta iniciativa tem como principal propósito partilhar, problematizar e valorizar as grandes riquezas naturais e culturais do território sabugalense junto dos munícipes, visitantes e parceiros.

Entre os objetivos específicos, pretende-se dar a conhecer os valores naturais e histórico-culturais do concelho à sua população, sensibilizando para a importância afetiva, mas também económica e funcional deste seu património, assim como explorar estas riquezas naturais e culturais como atrativo à visitação e descoberta deste rico território, de modo a potenciar o turismo e sustentabilidade da região, e ainda dar a conhecer empresas e/ou marcas locais que ofereçam bons produtos e/ou serviços de alguma forma relacionados com a valorização da natureza/património cultural e mostrá-los como exemplos de empreendedorismo e vitalidade económica da região.

Aqui nasce o Côa, o rio que define o território. Responsável direto ou indireto por grande parte do património cultural (material e imaterial) e natural do concelho do Sabugal.

Queremos, sobretudo, que partilhe deste evento onde diferentes olhares nos darão novas perspetivas.

Numa organização do Município do Sabugal, o ‘Naturcôa´ pretende ser uma bandeira da promoção do património natural/cultural, refletindo na sua organização uma consciência ecológica e de ligação à natureza exemplar para os participantes e oradores de renome.

A título de exemplo, o valor resultante das entradas será aplicado integralmente na aquisição de carvalhos-negral, posteriormente plantados, em atividades conjuntas com o agrupamento de escolas, nas áreas ardidas do concelho do Sabugal. Outro exemplo, de foco mais imediato, é a ausência de plástico de uso único em todo o evento e a redução do impacto dos resíduos gerados nos dois dias de festival através de uma parceria com a Resiestrela, empresa que opera no distrito da Guarda na gestão de resíduos, no sentido de disponibilizar ecopontos para distribuir no local do evento e garantir que todas as embalagens de plástico/metal, papel/cartão e vidro que sejam usadas tenham como destino a reciclagem. Ainda nesta perspetiva, teremos água gratuita para os participantes do evento. Os participantes poderão adquirir copos e garrafas reutilizáveis ou então trazer a sua própria garrafa de casa a fim de a reutilizarem.

Mais informações/inscrições aqui

Cartaz

---
---