Recorrências do Evento
Este é um evento com diversas datas. Por favor, consulte em baixo os detalhes das recorrências.
Outubro 2025
'Bach e Haendel. Diálogo entre a razão e a emoção'
- Data de Início:
- 2025-10-05 16:00
- Data de Fim:
- 2025-10-05 17:00
- Ensemble São Tomás de Aquino
- Igreja Matriz do Sabugal
Num gesto de tradição e inovação, este concerto parte da apresentação de duas obras maiores do período barroco (suite orquestral n.º 2, em si menor, BWV 1067, de J. S. Bach e Dixit Dominus, HWV 232, de G.F. Haendel). Estrear-se-á a obra Adoro Te devote, encomendada a Fernando Lapa, que parte do homónimo hino medieval. Trata-se de um dos hinos mais emblemáticos da tradição monástica dominicana, atribuído a São Tomás de Aquino. No ano de 2025, em que passam 750 anos sobre a sua morte, tem-se por crucial esta revisitação.
'MOZART + UM' Grupo
- Data de Início:
- 2025-10-18 16:00
- Data de Fim:
- 2025-10-18 17:00
- Quarteto Lopes-Graça e Paulo Gaspar
- Igreja Matriz de Aldeia do Bispo
Duzentos e trinta e dois anos separam duas sublimes criações para o mesmo ensemble. O quinteto de Mozart, para clarinetto di basseto e cordas, foi escrito para o seu amigo Anton Stadler e estreado em Viena, a 22 de Dezembro de 1789. Alchymia, de Thomas Adès, compositor contemporâneo inglês de origem síria, foi tecido a partir de quatro imagens acústicas oriundas do mundo alquímico da Londres Isabelina.
'Pelos caminhos da Europa'
- Data de Início:
- 2025-10-19 16:00
- Data de Fim:
- 2025-10-19 17:00
- Duo Ligatus in Ventum
- Igreja Matriz da Rapoula do Côa
O programa Pelos caminhos da Europa visa a diversidade de repertório para flauta e harpa no contexto europeu ao longo dos séculos. Sem esquecer a música portuguesa, estes dois instrumentos dissertam sobre diferentes estilos numa visão estética altamente envolvente.
'De Mannheim a Paris. Três cenas musicais'
- Data de Início:
- 2025-10-25 16:00
- Data de Fim:
- 2025-10-25 17:00
- Quinteto Aquilon
- Igreja Matriz de Aldeia da Ponte
O programa apresentado compreende um diálogo musical entre compositores europeus, oriundos de espaços geográficos distintos, cuja produção artística se situa entre os séculos XIX e XX. De Danzi a Nielsen, sem esquecer o incontornável compositor Jacques Ibert este programa, arrojado e eclético, potencia um diferenciado e inesquecível encontro musical.
'Beijo eterno. Histórias de amor e morte'
- Data de Início:
- 2025-10-26 16:00
- Data de Fim:
- 2025-10-26 17:00
- Sílvia Sequeira, Carlos Monteiro, Sérgio Ramos e Pedro Lopes (pianista)
- Auditório Municipal do Sabugal
Neste recital de canto lírico percorrer-se-ão algumas das mais emocionantes e expressivas árias do repertório operístico. Destacam-se árias de óperas de Mozart, Puccini, Gershwin. Do drama ao lirismo, este programa revela a força da expressão humana.
Numa organização conjunta, o Município do Sabugal e a Associação Cultural Oito Ecos apresentam mais uma edição do Festival ‘Sons do Côa’, que decorre entre 5 e 26 de outubro, no concelho do Sabugal.
Na sua 4.ª edição, o Festival ‘Sons do Côa’, sob a direção artística de João Andrade Nunes e na senda do observado nos anos anteriores, apresenta um programa original, diversificado e coerente que valoriza a música portuguesa e integra solistas e agrupamentos nacionais de excelência: Sílvia Sequeira, Carlos Monteiro, Sérgio Ramos, Paulo Gaspar, Rui Marques, Quarteto Lopes-Graça, Ensemble São Tomás de Aquino, Quinteto Aquilon e Duo Ligatus in Ventum.
Observando a anterior lógica de descentralização e valorizando o património autóctone, de 5 a 26 de outubro, em algumas localidades do concelho (Sabugal, Aldeia do Bispo, Rapoula do Côa e Aldeia da Ponte), voltam a ter lugar concertos que garantem uma grande diversidade, entre a intimidade da música de câmara e o brilho da música orquestral.
Construindo um presente enraizado na memória e aberto à aventura da imaginação, o Festival ‘Sons do Côa’ integra um concerto comemorativo do 10.º aniversário do Ensemble São Tomás de Aquino, no qual, à famigerada suite orquestral n.º 2, em si menor, BWV 1067, se juntam Dixit Dominus, HWV 232, e Adoro Te Devote, para coro e orquestra, encomendada ao compositor Fernando Lapa. Esta estreia promoverá a colaboração de alunos provenientes da Escola de Música Pedro Álvares Cabral – Polo do Sabugal com o Ensemble São Tomás de Aquino.
Recorde-se que o Festival tem, também, por objetivo valorizar a música portuguesa, integrando-a programaticamente no plano mais amplo da tradição europeia. Essa missão transcreve-se na encomenda de obras a compositores portugueses, e na interpretação de obras já patrimonializadas, estruturantes da memória musical europeia.
O Festival ‘Sons do Côa’ conta com o apoio financeiro da Direção-Geral das Artes (DgArtes/Governo de Portugal) e com o apoio media da Antena 2 e de parceiros institucionais locais como o Cinco Quinas e a Capeia Arraiana.
Todos os concertos têm entrada livre.