BOLETIM MUNICIPAL N.º 2/2022

Caros Munícipes, amigas e amigos,

Estes foram dois anos que, por circunstâncias que todos conhecemos, em muito condicionaram a rea­lização das atividades cultu­rais e recreativas que estão na génese daquilo que somos e que nos marcam incondicio­nalmente enquanto sabuga­lenses.

No entanto, a primeira metade de 2022 revestiu-nos de oti­mismo e renovou-nos a espe­rança. Da programação cada vez mais constante no nosso Auditório aos eventos “Sa­bugal Respira Desporto” que regressaram em força, pas­sando pelas exposições que trouxeram de volta as pessoas ao Museu do Sabugal. Dos concertos de fado levados às nossas aldeias aos espetácu­los em rede, voltámos a poder viver a cultura juntos, em co­munidade.

Mas o melhor ainda está para vir. O mês de agosto verá o regresso, em todo o seu es­plendor, das Capeias Arraia­nas que, desde 2011, estão registadas no Inventário Na­cional do Património Cultural Imaterial. Poucos serão os tra­ços culturais que tão bem en­capsulam aquilo que é ser das “Terras do Forcão” como este momento de demonstração de força coletiva em que ho­mens se juntam para pegar ao forcão e enfrentar o touro.

O mês de agosto, sobretudo na zona raiana, será, assim, bastante animado em ma­nifestações de tauromaquia popular: além das referidas Capeias, haverá os tradicionais Encerros e Desencerros, Lar­gadas, Garraiadas noturnas e diurnas, entre outras.

E será neste ambiente de fes­ta, de convívio e animação que poderemos rever os fami­liares emigrados que regres­sam para as merecidas férias, e estar juntos em torno de um espetáculo que mostra bem o que é ser raiano e podermos regressar à nossa essência.

O mês seguinte, setembro, marca o regresso do nosso “Muralhas com História”. Pode­mos finalmente voltar a deco­rar a antiga vila de Sortelha ao jeito medieval e proporcionar esta viagem à nossa História, aos hábitos de outrora, à gran­deza eterna deste território e das suas gentes, e às nossas mais profundas tradições.

Este ano tem sido, e continua­rá a ser, um ano de regresso. Regresso àquilo que somos e nos define. Regresso às nos­sas tradições e coisas que nos fazem felizes. Regresso ao verdadeiro Sabugal.

Vítor Proença
Presidente da Câmara Municipal do Sabugal