“BRICOSOLIDÁRIO” EM DESTAQUE NA ANTENA1

Esta quarta-feira, dia 4 de maio, no programa Portugal em Direto, da Antena1, o projeto “Bricosolidário” esteve em destaque, no âmbito da semana temática dedicada a diferentes respostas sociais de apoio à terceira idade existentes em várias regiões.

Em funcionamento no concelho do Sabugal desde 2008, o “Bricosolidário” resulta de um protocolo celebrado entre a Pró-Raia e a Câmara Municipal do Sabugal, com o principal pressuposto de apoiar diretamente serviços de reparações domésticas, contribuindo para o bem-estar dos idosos e outros públicos desfavorecidos.

(mais…)

São beneficiários dos serviços todas as pessoas residentes no concelho com 65 ou mais anos e outros públicos desfavorecidos sobretudo dependentes, cujo rendimento per capita seja igual ou inferior ao do IAS (Indexante de Apoios Sociais) em vigor (419,22 euros), mediante proposta dos Serviços de Ação Social da autarquia.

A verificação concreta dos critérios é efetuada oralmente, através do atendimento em Call Center (serviço de informação, triagem e encaminhamento para a autarquia dos pedidos efetuados).

O “Bricosolidário” tem por objetivo a prestação de serviços de reparações domésticas em habitações de pessoas beneficiárias, abrangendo os seguintes trabalhos, de natureza não estrutural:

Reparação de portas e janelas, desde que a execução seja efetuada no local;
Reparação e/ou substituição de torneiras, de louças sanitárias, de sifões e de acessórios de banca de cozinha;
Pequenas reparações de cilindros e esquentadores;
Reparações simples de serralharia, incluindo substituição de fechaduras e chaves;
Reparações de estores e persianas;
Substituição de vidros partidos;
Reparação de tomadas de eletricidade, de casquilhos, lâmpadas e interruptores.

Os serviços do “Bricosolidário”, prestados de segunda a sexta-feira, entre as 8 e as 16 horas, podem ser solicitados a partir de uma linha telefónica gratuita (800 212 008) ou diretamente nos Serviços de Ação Social da Câmara Municipal do Sabugal

Este ano, o “Bricosolidário” já abrangeu um total de 37 beneficiários diretos.

Reportagem: www.rtp.pt/play/p470/e234262/portugal-em-direto
(a partir do minuto 34:20)