COMEMORAÇÕES DO DIA DO CONCELHO | 2023

No dia 10 de novembro assinalámos mais um Dia do Concelho, marcado pelos 727 anos da confirmação do foral do Sabugal e de Vilar Maior, por D. Dinis, em 1296.

Foi nos Paços do Concelho que teve início este dia comemorativo, com o hastear das bandeiras, ao som do Hino Nacional interpretado por professores e alunos da Escola de Música do Centro de Cultura Pedro Álvares Cabral – Belmonte/Polo do Ensino Articulado do Sabugal e perante Guarda de Honra formada por elementos das Corporações das Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários do Sabugal e do Soito.

Seguiu-se, no Auditório Municipal, a assinatura do protocolo de cedência entre o Município do Sabugal e a VVD – Produtora de Energia Renovável de Valverdinho, S.A, “enorme investimento que é testemunho da nossa atratividade”, realçou o Presidente da Câmara Municipal do Sabugal, Vítor Proença.

A sessão solene continuou com a condecoração dos trabalhadores da autarquia com 15, 25 e 35 anos de serviço efetivo no Município e votos de louvor a trabalhadores aposentados.

Neste dia, foi, ainda, atribuída a Medalha de Mérito Cívico ao Tenente-Coronel Orlindo Pereira e a Medalha de Ouro à Professora Doutora Natália Correia Guedes.

Na sessão de abertura, o Presidente da Câmara Municipal do Sabugal começou por referir que “somos cidadãos do mundo, somos portugueses, mas o homem também é o seu sítio; e nós temos a nossa marca territorial, a nossa identidade, a nossa ‘sabugalidade’ e é em seu nome que hoje celebramos o Dia do Concelho, instituído para celebrar o histórico dia 10 de novembro”.

O Dia do Concelho é “um momento de celebração da nossa História, um momento para enaltecer o legado dos que nos precederam. Todos devemos muito a muitos, tantos foram os que, começando com D. Dinis, se esforçaram em dar vida a este vasto concelho”, realçou Vítor Proença, destacando ainda os homenageados “Doutora Natália Correia Guedes e o Tenente-Coronel Orlindo Pereira, cada um ao longo da sua vida e nas diferentes funções e cargos que ocupou, contribuíram para o engrandecimento e a dignificação do Município do Sabugal”.

Aos trabalhadores da Autarquia, o Presidente da Câmara Municipal deixou uma palavra de agradecimento pelo trabalho desenvolvido, pois “o concelho muito lhes deve. Mas também uma palavra de estímulo e de motivação. Valorizamos os nossos recursos humanos, é com eles que construímos, no presente, o futuro dos nossos netos”.

“Evocamos também hoje as nossas raízes, as nossas tradições, a nossa cultura, os nossos patrimónios; é tudo isso que nos dá identidade, que nos dá sentido de pertença, que nos faz sentir – com muito orgulho – sabugalenses”, concluiu Vítor Proença.

Foi com ‘Fado & Samba-Canção’, apresentado por Nani Medeiros e Zé Maria, acompanhados por Sebastião Pereira, na guitarra portuguesa, e João Pita, na viola de fado, que terminaram as comemorações do Dia do Concelho, no Auditório Municipal do Sabugal.