REQUALIFICAÇÃO DE EDIFÍCIOS ESCOLARES – Notícia (28/01/2019)

A Câmara Municipal do Sabugal, na área da educação, assumiu como prioridade a requalificação e melhoramento das condições da Escola Básica do Sabugal – 1 e 2.º ciclos e Escola Básica do Soito – 1.º ciclo.

As intervenções realizadas com vista ao melhoramento das estruturas físicas incluem intervenções no sistema de aquecimento, nos sistemas de canalização e esgotos, remodelação nas redes de águas e eletricidade, restauro e substituição de mobiliário, isolamento dos alçados e cobertura, melhoria no que respeita a térmica dos edifícios e ainda todas as condições necessárias para alunos com mobilidade reduzida.

Para além disto, a autarquia irá desenvolver ainda ações de melhoramento dos espaços exteriores das duas escolas através do arranjo de campos de jogos e instalação/certificação de equipamentos de jogo e recreio, visando dotar os dois estabelecimentos de ensino com equipamentos técnicos e lúdicos essenciais para a estimulação da aprendizagem e socialização das crianças.

Realçamos o esforço e todo o apoio por parte da comunidade escolar que estando as obras ainda em curso, tudo tem feito para que as aulas e atividades letivas decorram com normalidade.

Através desta intervenção pretende-se a melhoria do bem-estar e aproveitamento escolar dos alunos, que é fortemente condicionada pela temperatura, qualidade do ar, luminosidade, cor e conforto acústico.

Informação dos trabalhos já efetuados relativamente às obras

SOITO
Trabalhos preparatóriosNesta primeira fase está em execução:

Demolições

Demolições de paredes de alvenaria interiores/exteriores e seus revestimentos;

Arranque do revestimento dos pavimentos;

Remoção/desmontagem de equipamento sanitário e vãos: (portas e janelas) interiores;

Desmonte de infraestruturas e equipamentos;

Abertura de negativos nas lajes e roços para canalizações e rede elétrica.

Movimento Terras

Escavações/abertura de caboucos para sapata elevador e fundações a edificar.

Fundações

Execução de sapatas, lintéis e vigas de fundação que posteriormente vão receber elementos estruturais.

Estrutura Metálica

Colocação de 4 perfis metálicos para fins estruturais no interior do edifício.

Alvenarias

Foram feitas paredes em alvenaria simples e novos compartimentos no interior do edifício.

Revestimentos Iniciais

Execução de chapisco, emboço e reboco em paredes, (hidrófugo nas zonas húmidas).

Instalações Elétricas e Telecomunicações

Encontra-se em execução toda a rede de tubagem da rede elétrica e telecomunicações.

SABUGAL
Trabalhos preparatóriosNesta primeira fase está em execução:

Demolições

Demolições de paredes de alvenaria interiores e seu revestimento;

Arranque do revestimento dos tetos e pavimentos;

Remoção/desmontagem equipamento sanitário e vãos: (portas e janelas) interiores;

Desmonte de infraestruturas e equipamentos;

Abertura de negativos nas lajes e roços para canalizações e rede elétrica;

Execução de demolições necessárias de forma a ser implementada a nova caxa de elevador.

Movimento Terras

Escavações/abertura de caboucos para sapata elevador e fundações a edificar.

Fundações

Estruturas Betão Armado

Parede do elevador e muro suporte junto ao campo de jogos foram executados em betão armado.

Alvenarias

Revestimentos Iniciais

Rede de Água Fria/Quente

Encontra-se em execução toda rede predial água fria e respetiva ligação a rede publica e rede de água quente ligação ao sistema de aquecimento.

Rede de Drenagem de Águas Residuais Domésticas

Encontra-se em execução toda rede predial de águas residuais domésticas e respetiva ligação a rede publica existente.

Rede de Incêndios

Encontra-se em execução toda rede de incêndios e colocação de carteis no interior e respetiva ligação a rede publica.