Apresentação

A SABUGAL + VALOR pretende criar um conjunto de ações e dinâmicas direcionadas para alavancar e potenciar o sector primário no Sabugal, integrando os setores agrícola, florestal e zootécnico, tendo a competitividade, inovação e valorização ambiental como fatores de diferenciação.

(mais…)

Os recursos agroflorestais são um ativo estratégico quer do ponto de vista económico quer como fator de desenvolvimento social e ambiental. “Sabugal + Valor” é uma iniciativa para a valorização económica do concelho do Sabugal, transversal ao setor agrícola, florestal e zootécnico, dando corpo à estratégia de Ruralidade Competitiva.

A realidade florestal dos territórios do Sabugal está fortemente baseada nas atividades silvícolas, cinegéticas e de exploração sustentável, na multifuncionalidade dos espaços florestais, sendo de destacar a grande predominância de carvalho negral e a importante produção de castanha.

A agricultura é, e será sempre, um fator de fixação de populações, sendo por isso hoje, no passado e no futuro, uma componente fundamental num programa de desenvolvimento rural, não só na perspetiva da atividade económica produtiva/empresarial como da produção familiar, sejam as hortas e leiras cultivadas um pouco por todo o concelho.

Em termos zootécnicos, o Sabugal tem uma elevada aptidão para a produção de gado, com especial enfoque no bovino, tendo neste sector um parque leilão de gado que se apresenta como um aspeto claramente diferenciador na região, em particular pela qualidade das espécies que aqui se comercializam.

“Sabugal + Valor” pretende conjugar as áreas de intervenção mais específicas dos agentes do setor primário, para que essa capacidade de resposta seja majorada e que o efeito que isso produza seja de escala, com maior capacitação. Conseguindo desta forma uma linha conjunta de atuação que seja uma mais-valia para os destinatários: pessoas e território.

(+ Aproveitamento de Recursos Locais, + Iniciativa, + Criatividade, + Inovação, + Ideias, + Investimento, + Qualificação = + VALOR)