CTESP DE ENERGIAS RENOVÁVEIS NO SABUGAL

No âmbito do protocolo estabelecido entre o Município do Sabugal e o Instituto Politécnico da Guarda (IPG), o Sabugal pretende receber o Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) ‘Energias Renováveis e Eficiência Energética’ já no início de 2024.

As candidaturas estão a decorrer até ao próximo dia 31 de dezembro e podem ser efetuadas no Balcão Único da Câmara Municipal do Sabugal, Agrupamento de Escolas do Sabugal e IPG.

Com a possibilidade de realização deste curso, no Sabugal, pretende-se melhorar a oferta formativa disponível no concelho para os jovens.

Os CTeSP são formações de Ensino Superior, de duração mais curta que a licenciatura, e com uma componente de formação geral, técnica e científica que se desdobra em contexto de trabalho pela inclusão de um estágio profissional com a duração de um semestre. Oferecem uma experiência prática através de uma ligação direta ao mercado de trabalho e ainda deixam em aberto a possibilidade de prosseguir o percurso académico para a Licenciatura. Estes correspondem ao nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações.

O curso de ‘Energias Renováveis e Eficiência Energética’ permite efetuar, de forma autónoma ou sob orientação, a criação, instalação, manutenção, reparação e gestão de sistemas que utilizam fontes renováveis para fins energéticos (térmicos e elétricos) de acordo com as normas, os regulamentos de segurança e as regras de boas práticas ambientais.

Mais informações sobre este curso em específico no site do IPG.